• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 13:05:30 -03
    Vaivém - Mauro Zafalon

    caminho sem volta

    09/01/2016 02h00

    Antes patinho feio destinado ao mercado interno,milho se consolida como produto importante nas exportações do país

    Mauro Zafalon/Folhapress
    Colheita de milho em fazenda de MT

    O Brasil exportou o recorde de 29 milhões de toneladas de milho no ano passado. Há dez anos, apenas 1 milhão de toneladas, conforme os dados divulgados na quinta-feira (7) pelo Ministério do Desenvolvimento.

    As exportações de milho são um caminho sem volta. Até o início dos anos 2000, os produtores ficavam à mercê das indústrias e de grandes consumidores desse cereal.

    Em um ano de boa safra, a oferta aumentava e os produtores, em geral, recebiam valores inferiores aos do custo de produção.

    Mesmo em período de escassez de oferta, devido a quebras de safra, a negociação com as indústrias era difícil, e nem sempre a remuneração para o produtor era adequada.

    O milho brasileiro era o patinho feio e só tinha um destino: o mercado interno.

    Essa corrente foi quebrada em 2001, quando uma cooperativa paranaense se lançou no mercado externo e iniciou as exportações do cereal.

    Até um ano antes, o país era grande importador. Em 2000, as importações somaram 1,8 milhão de toneladas, com a sangria de US$ 200 milhões na balança comercial do agronegócio.

    As exportações de 2001 somaram 5,6 milhões de toneladas, com receitas de US$ 493 milhões.

    O país demorou para se adequar ao mercado externo. Em 2011, no entanto, as exportações já beiravam 10 milhões de toneladas.

    O Brasil ganha espaço por uma série de fatores. Uma delas é a entrada de Mato Grosso nessa cultura. Ao avançar a área de soja, o Estado amplia também a de milho. A safra do cereal vem logo após à de soja para um aproveitamento da terra.

    Mato Grosso representa atualmente 25% da produção brasileira de milho. O aumento da produtividade no Estado e no país também é um dos fatores de destaque.

    Há dez anos, o Brasil plantava 13 milhões de hectares, e produzia 43 milhões de toneladas do grão. Nesta safra, serão 15 milhões de hectares, com 82 milhões de toneladas. A área cresceu 15% no período. A produção, 91%. A produtividade média do país por hectare, que era de 3.279 quilos, está em 5.370 quilos. A do centro-sul atinge 6.122 quilos.

    Mas, nesse quesito, o país tem muito a avançar. A produtividade média da Nova Zelândia é de 12 toneladas por hectare. A do líder mundial de produção -os EUA- fica em 11 toneladas.

    Além de avançar na produtividade, o país precisa buscar os principais importadores mundiais, como o Japão. Assim como o país fez uma luta intensa para abrir esses mercados para as carnes, terá de direcionar mais cereal para os asiáticos. O Japão importa 15 milhões de toneladas por ano, mas levou apenas 2,8 milhões de toneladas do Brasil em 2015, ocupando o quarto lugar na lista nacional.

    Em 2013, devido à seca nos Estados Unidos, o maior exportador mundial de milho -o Brasil é o segundo maior-, os japoneses e os sul-coreanos compraram uma média de 3,5 milhões de toneladas cada um no Brasil.

    Vietnã e Irã, com volumes superiores a 4 milhões de toneladas cada um, foram os maiores importadores de 2015.

    Estimativas indicam que o país poderá produzir acima de 100 milhões de toneladas de milho nos próximos anos. Consolidação de mercados externos e regularidade nas exportações farão o país encostar nos Estados Unidos, que exportam 45 milhões de toneladas.

    Vaivém das Commodities

    Por Mauro Zafalon

    Vaivém das Commodities

    Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma 40 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024