• Colunistas

    Monday, 29-Apr-2024 08:14:31 -03
    Vaivém - Mauro Zafalon

    União Europeia ganha mercado na carne suína

    26/05/2016 02h00

    Apu Gomes - 25.mai.2010/Folhapress
    Suínos confinados em granja em São Miguel do Iguaçu (PR); UE ganha espaço no mercado mundial
    Suínos confinados em granja em São Miguel do Iguaçu (PR); UE ganha espaço no mercado mundial

    A União Europeia ganha nova fatia do mercado internacional de carne suína, elevando as exportações em 27% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período de 2015.

    As vendas externas do bloco europeu já haviam crescido no ano passado, quando superaram em 7% as de 2014.

    A situação tinha ficado crítica para os europeus após a perda do mercado russo.

    A Rússia, principal importadora de carne suína da UE até 2014, fechou as portas para o produto europeu devido à crise política na Ucrânia.

    Os russos importavam próximo de 800 mil por ano dos europeus, e as vendas totais do bloco somam 3,1 milhões por ano.

    A UE perdeu o mercado russo, mas ganhou um ainda maior: o chinês. As vendas externas dos europeus somaram 389 mil toneladas para a China apenas nos três primeiros meses deste ano, 77% mais do que em igual período do ano passado.

    Os europeus ampliaram, também, as vendas para Hong Kong, que comprou outras 85 mil toneladas, uma alta de 28% no ano.

    Estados Unidos, Japão e Filipinas também entraram na lista de bons compradores, com evoluções de 14%, 21% e 35% no período, segundo dados da Eurostat.

    O mercado mundial de carne suína também é importante para o Brasil, que está entre os principais exportadores. China e Hong Kong fazem parte da lista de compradores do Brasil.

    As exportações brasileiras cresceram 68% nos quatro primeiros meses deste ano em relação a igual período anterior.

    Os principais importadores mundiais são China, com 2 milhões de toneladas, seguida de Japão (1,1 milhão) e México (865 mil).

    Já entre os produtores, a China lidera, com 51,3 milhões de toneladas, seguida de União Europeia (22,8 milhões) e Estados Unidos (10,6 milhões).

    O Brasil é o quarto maior produtor mundial, segundo dados da Eurostat, somando 3,3 milhões de toneladas.

    NOTAS

    PIB O Produto Interno Bruto do agronegócio brasileiro acumula alta de 1,1% no primeiro bimestre do ano, conforme dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

    Agrícola A alta advém do desempenho do ramo agrícola, que acumula 1,62% no bimestre em relação a igual período de 2015, conforme a CNA, parceira do Cepea nesse levantamento. Já o ramo pecuário esteve estável no período.

    Proteção A conscientização cada vez maior da população com o ambiente eleva o número de animais, que, muitas vezes, se expõem ao perigo.

    Parcerias A Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e o Grupo CCR, empresa que administra a Rodovia Presidente Dutra, fizeram uma parceria para recepção, tratamento e reabilitação dos animais silvestres resgatados na rodovia e, quando possível, reintrodução em seu habitat.

    Mercado Possível problema no abastecimento de farelo de soja fez o primeiro contrato do produto subir 4,7% nesta quarta-feira (25). Essa alta puxou também os preços da soja, que terminou o dia com evolução de 2,92% em Chicago.

    Vaivém das Commodities

    Por Mauro Zafalon

    Vaivém das Commodities

    Mauro Zafalon é jornalista e, em duas passagens pela Folha, soma 40 anos de jornal. Escreve sobre commodities e pecuária. Escreve de terça a sábado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024