• Colunistas

    Friday, 19-Apr-2024 10:41:39 -03
    Vanessa Grazziotin

    Retrocessos no Planalto

    14/03/2017 02h00

    Jorge Araujo/Folhapress
    São Paulo SP Brasil 20 02 2017 O presidente Michel Temer em a de São Paulo no Teatro WTC participou da â€Apresentação do plano de modernização e desburocratização da agricultura e solenidade de lançamento do AGRO+SPâ€.Também participaram o ministro Blairo Maggi (Agricultura), o governador Geraldo Alckmin e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Fábio Meirelles. MERCADO. Jorge Araujo Folhapress 703 ORG XMIT: XXX
    O presidente Michel Temer

    Assistimos atônitos às recentes declarações dos presidentes da Câmara e da República. De tão absurdas, muitos tiveram dificuldades em acreditar na sua veracidade.

    O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao expressar seu apoio à reforma trabalhista, reclamou do excesso de regras nas relações do trabalho e sugeriu, sem nenhuma cerimônia ou constrangimento, que a Justiça do Trabalho "não deveria nem existir".

    Revela, assim, não o desconhecimento sobre a fragilidade dos trabalhadores, cujos direitos são vilipendiados a todo instante, mas seu total desprezo pelos mais humildes e a repulsa aos seus mínimos direitos.

    Michel Temer foi mais longe. No dia 8 de março, "homenageou" as mulheres, afirmando que elas são muito boas para a casa e para o cuidado com os filhos. E ainda são boas na economia, fiscalizando os preços nos supermercados.

    Diante da avalanche de críticas contra o presidente, seus defensores tentaram explicar o inexplicável, sugerindo que foi apenas uma gafe.

    Complicavam-se cada vez mais, tal qual quando Temer justificou a ausência de mulheres no seu ministério, argumentando que havia escolhido ministros por critérios técnicos e de mérito. Por acaso as mulheres são desprovidas de méritos e capacidade técnica? Sem mencionar que, dos oito que deixaram governo, cinco desses "meritocráticos" saíram por razões nada meritórias.

    Portanto o que Temer diz e faz nada mais é do que expressar sua profunda convicção quanto ao papel que ele define para a mulher na sociedade: "belas, recatadas e do lar".

    Essa agressão contra as mulheres é inaceitável, indigna de um presidente. Especialmente no momento em que a ONU reforça a luta "Por um planeta 50-50 em 2030: um passo decisivo pela igualdade de gênero" e que vários países já se aproximam da paridade nos espaços de poder, sobretudo nos parlamentos, mas aqui no Brasil ainda amargamos a vergonhosa participação de 10%.

    Temer fez como o então chanceler Serra, que meses atrás disse, no México, país onde metade dos senadores são mulheres, que aquele exemplo é um perigo para o Brasil, cuja política é dominada pelos homens.

    A verdade é que Temer e boa parte de sua equipe acreditam, de fato, que as mulheres nasceram para servir e eles, para mandar. Que a maioria nasceu para trabalhar e enriquecer uma pequena minoria.

    Não há surpresa em suas manifestações. Expressam convicções ideológicas de defesa exacerbada da exploração dos trabalhadores e profunda discriminação de gênero.

    Portanto, se não lhes falta informação, sobra convicção antipovo. Mas, se não avançarem, em breve serão varridos junto com sua carga de opiniões e práticas retrógradas, machistas, discriminatórias e injustas!

    É farmacêutica, senadora pelo PCdoB do Amazonas e procuradora especial da mulher do Senado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024