• Colunistas

    Saturday, 27-Apr-2024 14:17:48 -03
    Vanessa Barbara

    Questões delicadas

    11/05/2013 22h55

    - São bem moles, sim, mas em caso de acidente aguentam até quatro toneladas.

    O ônibus parou no congestionamento e a moça decidiu que era hora de falar do assunto. Trabalhava como representante de uma empresa de próteses de silicone e estava sentada no banco próximo à catraca. Quando o coletivo parou de andar, sacou o celular e ligou para uma cliente.

    - Oi, aqui é a Solange da Ultrasilicone. Consegui as próteses que você me pediu de 350 ml, né?
    É difícil saber por que ela resolveu ter essa conversa específica naquele momento, com tamanho requinte de detalhes. Seja como for, o cobrador e os passageiros do 508-L tiraram imediatamente os fones do ouvido e se voltaram àquela direção.

    - Olha, desse tamanho grande tem muita procura. Antes as pacientes só pediam de 200 ml e 250 ml, mas agora o que pedem mais é 300, 350 até 375.

    Ilustração Catarina Bessell/

    É um tamanho de busto considerado grande, padrão californiana-loira-de-maiô-vermelho.

    - Porque depois da cirurgia o volume desincha e a pessoa acaba ficando decepcionada, né? Você está certa, é sempre bom escolher maior para não se arrepender depois. Vai fazer a cirurgia quando, no dia 6 de junho? Acho que vai trocar os
    curativos na semana seguinte Não, não sei.

    Você pode deixar o cheque comigo esta semana.

    Então o ônibus parou em definitivo no trânsito e, para a sorte dos passageiros, a moça resolveu elencar as particularidades da prótese.
    Era um material de extrema quali-dade e de origem francesa, como todos podíamos apurar.

    - Você não vai ter problemas com essa. Tem garantia vitalícia. Nunca tivemos que trocar, quer dizer, só uma vez, para uma cliente que tinha o a prótese muito velha. Mas você teve sorte, uma paciente de Santos desistiu e aí acabou sobrando.

    O cobrador olha com cara de espanto. A moça desanda a falar da consistência do produto, que a propósito não racha, não vaza, não deforma e não fica murcho.

    - Você vai amar. E esse é o preço mínimo que te passei, mas faço em duas vezes. Foi um sufoco conseguir, sabe. Quer anotar a conta para fazer o depósito?

    Ela passa todos os dados necessários, nome, CNPJ, telefone, e diz que a paciente pode ligar a qualquer momento, mesmo fora do horário comercial. Imagine que tipo de emergência mamária pode vir a acometer a interlocutora.

    É uma das inegáveis vantagens do celular: poder compartilhar assuntos delicados de sua vida com o maior número de pessoas indiferentes ao tema. De peito aberto, arrisco dizer.

    - São bem moles, sim, mas em caso de acidente aguentam até
    quatro toneladas. A gente gosta de dizer que eles até salvam vidas!

    vanessa barbara

    Escreveu até julho de 2014

    Jornalista, cronista e tradutora, é colunista do "International New York Times''. É autora de "O Livro Amarelo do Terminal" (Ed. Cosac Naify, Prêmio Jabuti de Reportagem) e "Noites de Alface" (Ed. Alfaguara). É editora de "A Hortaliça" (www.hortifruti.org).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024