• Colunistas

    Sunday, 05-May-2024 02:28:05 -03
    Vanessa Barbara

    Gerador de notícias

    08/12/2013 02h30

    No blog "Brasil do Quê?" (brasildoque.wordpress.com ), o geógrafo Rafael Galeoti montou um esquema para lides jornalísticos sobre os protestos populares. É mais ou menos assim:

    Aqui vai minha ideia para um gerador de notícias, com o título: "Protesto termina em confronto e vandalismo em SP". Serve para várias ocasiões e pode ser copiado e colado quantas vezes forem necessárias:

    Nesta quinta-feira (24), em ato contra o Dia Estadual do Ovo, instituído pelo governador Geraldo Alckmin, cerca de _ manifestantes de diversas filiações políticas fecharam o trânsito da avenida ____________, uma das principais artérias financeiras/comerciais/entupidas da capital, deixando um rastro de depredação e medo.

    Por volta das _ horas, a passeata descia a avenida ____________ quando o tumulto começou. Segundo a PM, um grupo de mascara-dos arremessou uma pedra/tijolo/
    garrafa/graveto/beagle contra a vidraça de uma agência bancária.

    Policiais militares entraram em ação e dispersaram o grupo com bombas de gás lacrimogêneo/spray de pimenta/balas de borracha/golpes de cassetete/bombas de efeito moral/jatos d'água/todos os anteriores.

    Na sequência, os vândalos se sentaram numa faixa de pedestres e bloquearam o tráfego, aos gritos de "Joga mais, joga mais/Fiquei noia deste gás" (sic). Foram cercados por hostes de policiais, helicópteros e pela tropa de choque.

    Durante o ato, os baderneiros queimaram catracas e gritaram palavras de ordem contra o governador, o prefeito, o Magneto e a dupla de âncoras do "Jornal Hoje".

    Às _ horas, houve um princípio de tumulto e nova reação da PM. O cenário era de guerra. (Entra declaração de dono de banca de jornal.)

    No local, adeptos da tática Black Bloc foram presos em depredação ao patrimônio público e flagrante delito à brancura dos muros.

    Foram apreendidos uma lata de spray, uma garrafa de leite de magnésia, um compasso escolar, um isqueiro, um sachê de vinagre, 200 pesos cubanos, uma bomba de chocolate, um código de processo penal (capa dura) e um lápis 2B excessivamente apontado.

    Em nota, o governador prometeu endurecer as ações contra os arruaceiros, que poderão ser denunciados por formação de quadrilha e associação criminosa.

    Ilustração Catarina Bessel

    vanessa barbara

    Escreveu até julho de 2014

    Jornalista, cronista e tradutora, é colunista do "International New York Times''. É autora de "O Livro Amarelo do Terminal" (Ed. Cosac Naify, Prêmio Jabuti de Reportagem) e "Noites de Alface" (Ed. Alfaguara). É editora de "A Hortaliça" (www.hortifruti.org).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024