• Colunistas

    Friday, 03-May-2024 18:18:32 -03
    Vinicius Torres Freire

    Lula não manda na economia foi a mensagem que Dilma quis passar

    16/03/2016 16h49

    A presidente Dilma Rousseff foi a TV anunciar seus novos ministros, "Lula principalmente" e mandar uns recados: 1) Ela está no comando; 2) Não muda nada na economia. Fato ou não, foi essa a mensagem que a presidente quis passar, com muita ênfase.

    Alexandre Tombini fica no Banco Central e Nelson Barbosa fica no ministério da Fazenda. "Estão mais dentro do que nunca", disse a presidente.

    Falou cerca de 20 minutos, entre anúncio e rápida entrevista coletiva, no Palácio do Planalto, que terminou às 16h28.

    Recado maior que Dilma Rousseff quis passar: Lula não manda na economia, fica na articulação política. Foi enfática ao falar de estabilidade econômica: controle de gastos do governo e da inflação, como que negando os rumores de "virada à esquerda" da política econômica, que animavam o PT e movimentos sociais.

    Negou enfaticamente que vá mexer nas reservas internacionais (ativos em dólar, na conta do Banco Central, hoje cerca de US$ 376 bilhões). Não vai usar em investimentos, para nada: vai continuar como um seguro. Atacou os rumores sobre uso das reservas e queda de Tombini: seriam "especulações" que servem para dar dinheiro para alguns.

    Dilma estava com a voz desgastada, com aparência cansada.

    Por que Lula é importante para o governo, diz a presidente:

    1) Pelo conhecimento das necessidades do país, compromisso com soluções estratégicas, inequívoca experiências em políticas setoriais.

    2) Trajetória que Dilma reputa muito expressiva com a estabilidade fiscal e luta contra a inflação, evidenciada "na prática" pelos anos de governo Lula.

    vinicius torres freire

    Está na Folha desde 1991.
    Em sua coluna, aborda temas políticos e econômicos. Escreve de quarta a sexta e aos domingos.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024