• Cotidiano

    Monday, 24-Jun-2024 09:21:35 -03

    Operação para desarticular facção de Beira-Mar tem 7 presos

    DIANA BRITO
    DO RIO

    01/12/2011 10h54

    Ao menos sete suspeitos foram presos na manhã desta quinta-feira durante operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro da facção criminosa do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar.

    Grupo movimentou R$ 62 mi em um ano, diz polícia

    Segundo a Polícia Civil do Rio, a ação acontece em cinco Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.

    Fernandinho Beira-Mar cumpre pena na Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, por homicídio e tráfico de drogas.

    Mais de 200 policiais civis de corporações locais tentam cumprir 20 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. Todos deverão responder por tráfico de drogas, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

    Divulgação/PCERJ
    Documentos e papéis usados na investigação para determinar suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro
    Documentos e papéis usados na investigação para determinar suspeitos de tráfico e lavagem de dinheiro

    A Polícia Civil do Rio informou que as investigações foram desencadeadas pelo Núcleo de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, e contaram com apoio da Dcod (Delegacia de Combate às Drogas), Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e Cinpol (Coordenadoria de Inteligência e Informação Policial).

    Os investigadores disseram que chegaram aos suspeitos após analisar 14 retalhos de papéis do traficante Fernandinho Beira-Mar apreendidos há um ano durante ocupação dos complexos de favelas do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio.

    Nos bilhetes, os traficantes detalhavam o esquema criminoso de armas e drogas do conjunto de favelas. Eles também registravam como era realizado um esquema de lavagem do dinheiro do tráfico que chegou a movimentar mais de R$ 20 milhões, de acordo com a polícia.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024