• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 17:39:40 -03

    Há 12 anos, estudante matou 3 pessoas e feriu 4 em cinema de SP

    DE SÃO PAULO

    20/07/2012 07h36

    Um homem matou ao menos 14 pessoas e feriu outras 50 nesta sexta-feira ao abrir fogo durante a exibição do novo filme do Batman --"O Cavaleiro das Trevas Ressurge"-- em um cinema da cidade de Aurora, no estado americano do Colorado.

    Juca Varella-4.nov.1999/Folhapress
    Mateus da Costa Meira sendo encaminhado à delegacia após matar 3 em ciname de SP; crime semelhante ocorreu nos EUA
    Mateus da Costa Meira sendo encaminhado à delegacia após matar 3 em cinema de SP; crime semelhante ocorreu nos EUA

    No Brasil, Mateus da Costa Meira também invadiu um cinema a sala 5 do cinema do Morumbi Shopping e, armado com uma submetralhadora 9 mm, atirou contra as pessoas que assistiam ao filme "Clube da Luta". O crime ocorreu em novembro de 1999 e deixou três pessoas mortas e outras quatro feridas.

    Meira era estudante de medicina na época e foi condenado inicialmente a 110 anos e seis meses de prisão. Em 2007, magistrados da 4ª Câmara Criminal do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo reduziram a pena para 48 anos e nove meses. Na prática, acusado não poderá ficar na cadeia por mais de 30 anos, pena máxima permitida pela legislação brasileira.

    Em fevereiro de 2009, o ex-estudante de medicina foi transferido da Penitenciária 2 de Tremembé (147 km de São Paulo) para a prisão em Salvador após a Justiça acatar o pedido de seus pais, que moram na cidade.

    Logo depois Mateus foi para um hospital psiquiátrico de Salvador, após a tentativa de homicídio contra Francisco Vidal Lopes, seu companheiro de cela. O crime ocorreu em maio de 2009. Meira usou uma tesoura utilizada nas atividades artesanais para agredi-lo na cabeça.

    No crime ocorrido nos Estados Unidos, a polícia prendeu o suposto atirador. Ele teria utilizado máscara de gás e colete à prova de balas ao abrir fogo contra o público durante a exibição do filme em uma sala de cinema no subúrbio da cidade. Ele também teria jogado uma bomba de gás lacrimogêneo no local.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024