• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 02:37:42 -03

    'Favelinha' surge em calçada na cracolândia, no centro de SP

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    04/12/2013 03h40

    Uma "favelinha" surgiu na calçada do terreno da antiga rodoviária de São Paulo, no coração da cracolândia.

    As moradias improvisadas ficam na alameda Dino Bueno e na rua Helvétia.

    Lá, cerca de cem barracos de madeira e plástico se escoram no alambrado instalado para evitar que viciados em crack tomassem conta do terreno, hoje abandonado.

    Procurada pela Folha, a prefeitura não se pronunciou especificamente sobre o surgimento da "favelinha".

    Informou que atua na região, incluindo as vias onde foram erguidos os barracos, com equipes de saúde e limpeza, além de guardas civis.

    "Os orientadores sociais realizaram 1.169 abordagens nos últimos 30 dias, que resultaram em 341 encaminhamentos para a rede socioassistencial", afirmou, em nota, a gestão Fernando Haddad (PT).

    Além dos viciados, moradores de rua e catadores de papelão também ocupam o local. Algumas crianças circulam entre o grupo, mas ninguém soube dizer se elas moram nos barracos.

    Comerciantes dizem que esses ocupantes sempre viveram ali, mas decidiram erguer os barracos após a demolição de imóveis abandonados conhecidos por "casarões do crack".

    As demolições ocorreram há dois anos, dentro da ação conjunta da prefeitura e do governo do Estado que tinha a promessa de acabar com o tráfico na região e levar dependentes para tratamento.

    De acordo com um comerciante, apesar de haver postos da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, brigas e furtos são frequentes.

    No terreno isolado pelas grades, o governo do Estado planejava construir um centro cultural com três teatros.

    A área hoje tem mato alto, montes de lixo e continua sendo usada pelos viciados –também como banheiro.

    O Complexo Cultural da Luz, anunciado pela gestão José Serra (PSDB) em 2008, ficaria pronto em 2010. O novo prazo agora é 2017.

    Já foram gastos R$ 170 milhões em desapropriações, demolições e no projeto. O centro foi projetado pelo mesmo escritório suíço autor do estádio Ninho de Pássaro, construído para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

    O complexo era para ser um dos principais equipamentos públicos da Nova Luz, iniciativa da gestão Gilberto Kassab (PSD) para revitalizar a cracolândia.

    O plano, que custou R$ 14,6 milhões, foi engavetado por Haddad, que aposta em parcerias público-privadas para fazer edifícios.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024