• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 16:30:33 -03

    Duas pessoas seguem internadas após tiroteio no Réveillon de Copacabana

    BRUNA FANTTI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

    01/01/2014 11h49

    Das cinco pessoas atendidas no hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, zona sul do Rio, após tiroteio no Réveillon de Copacabana (com total de 12 feridos), três receberam alta. Outras duas seguem internadas, em estado estável, segundo a secretaria municipal de Saúde.

    Entre os internados está Adilson Rufino da Silva, 34, que teria iniciado o tiroteio após conseguir atirar contra o comandante do 19º BPM, tenente-coronel Ronald Santana, após desarmá-lo.

    Segundo testemunhas, Silva estaria tentando enforcar uma mulher na rua República do Peru na esquina da avenida Atlântica, a poucos minutos da queima dos fogos, quando foi interceptado pelo comandante e outro policial militar que o acompanhava.

    Fernando Siqueira/AFP
    Esposa acode Rufino Adilson da Silva, 34 (no chão), ferido gravemente após troca de tiros com a polícia durante o réveillon no Rio
    Esposa acode Rufino Adilson da Silva, 34 (no chão), ferido gravemente após troca de tiros com a polícia durante o réveillon no Rio

    Nesse momento, Silva teria conseguido retirar a arma do oficial e fazer um disparo que atingiu o joelho de Santana. O outro policial militar, ainda não identificado, reagiu com disparos e também foi baleado. No tiroteio, pelo menos outras quatro pessoas foram feridas.

    Segundo informações da assessoria da Polícia Militar, os feridos por balas ou estilhaços totalizam 12, sendo dois policiais, um guarda municipal, Silva e outras oito pessoas que estavam nas proximidades.

    Além de Silva, no hospital Miguel Couto foram socorridos Renato Resse, atingido por um tiro na perna e liberado; Luci da Silva, atingida por estilhaços e liberada; Carolina Sales, também atingida por estilhaços e liberada; e Maria Clara Freitas, que sofreu fraturas e será transferida para uma unidade particular.

    O comandante do batalhão foi operado na madrugada em um hospital particular e recebeu alta. O outro policial militar continua internado no hospital da corporação, no centro do Rio.

    CÂMERAS

    A secretaria municipal de Saúde não forneceu informações a respeito dos outros feridos, que foram atendidos nos hospitais municipais Souza Aguiar e Lourenço Jorge, além da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Copacabana.

    O caso foi registrado no 12º DP (Copacabana), que ainda não forneceu informações sobre o caso e o total de feridos. Silva foi autuado por em flagrante pelos crimes de violência contra a mulher (Lei Maria da Penha) e por tentativa de homicídio.

    Os investigadores informaram que os policiais envolvidos na ação já prestaram depoimento e todas as armas apreendidas e encaminhados à perícia. As vítimas serão ouvidas assim que se recuperarem.

    A polícia também apura se há imagens de câmeras de segurança instaladas na região que tenham filmado o tiroteio e não descarta realizar uma reconstituição.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024