• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 10:16:54 -03

    Rio de Janeiro

    Inea libera Ipanema e veta Leblon a banhistas no fim de semana

    DE SÃO PAULO

    03/01/2014 21h08

    O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) rebateu no final da tarde desta sexta-feira (3) uma suspeita, levantada por banhistas, sobre o despejo de esgoto nas águas de Ipanema e Arpoador, na zona sul do Rio.

    Os laudos indicaram que o mau cheiro percebido nas duas praias foi originado pela combinação da decomposição de algas com o acúmulo de resíduos –resultantes do aumento do número de banhistas no verão.

    As algas, do tipo Tetraselmis sp, também provocaram uma mancha na água da praia do Leme. Elas não oferecem riscos à saúde, segundo os analistas do Inea.

    O Inea liberou dez praias para banho neste fim de semana no Rio de Janeiro: Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Leme, Praia Vermelha e Copacabana.

    Estão impróprias, segundo o Instituto, as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar (até o Pepê), Pepino, São Conrado, Leblon, Praia do Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.

    Em Niterói, o Instituto deu sinal verde para o banho nas praias do Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024