• Cotidiano

    Friday, 17-May-2024 04:55:21 -03

    Ataques deixarão 50 mil pessoas sem ônibus à noite no Maranhão

    DE SÃO PAULO

    04/01/2014 21h15

    Os ataques de criminosos a ônibus em São Luís, no Maranhão, que foram incendiados na última sexta-feira (3), deixarão sem transporte até 50 mil pessoas na região metropolitana na noite e madrugada deste sábado (4) e domingo (5).

    Criminosos incendeiam ônibus e matam policial aposentado em São Luís (MA)

    A estimativa é do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de São Luís, que reúne 18 prestadoras do serviço.

    Pressionadas pelos empregados, que com medo se negavam a voltar ao trabalho, as empresas recolheram os veículos neste sábado à noite. Às 19h30, já não havia nenhum ônibus circulando na região metropolitana de São Luís.

    "Tentamos negociar, mas os trabalhadores estão temerosos com a agressividade", disse Benedito Mamede, um dos diretores do sindicato patronal.

    Quatro ônibus foram alvo de incêndio na noite de sexta. Segundo Mamede, os funcionários contaram que foram agredidos pelos criminosos. "Eles levaram coronhadas, os bandidos deram tiro para cima, atiraram no veículo. Os funcionários tiveram de fugir correndo e se abrigar nas casas vizinhas", disse.

    Cerca de 1.100 ônibus atuam no transporte urbano na região metropolitana, distribuídos em cerca de 130 linhas.

    Os ônibus são a única alternativa de transporte público para os moradores de São Luís.

    LÍDER

    Sete pessoas, sendo quatro adolescentes, foram identificados pela polícia como autores dos atentados.

    Entre os três adultos presos neste sábado, Hilton John Alves Araújo, 27, é apontado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Maranhão como o coordenador dos ataques aos ônibus e à delegacia em São Luís. Ele teria sido a pessoa que recebeu a ordem de dentro dos presídios.

    Araújo foi detido no bairro Monte Castelo com drogas e armas, segundo a SSP. Ele ainda prestava depoimento na noite deste sábado. A reportagem não conseguiu ouvir sua defesa.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024