• Cotidiano

    Sunday, 12-May-2024 13:27:31 -03

    Rio de Janeiro

    Praia do Pepê amanhece com espuma branca na Barra da Tijuca

    DO RIO

    05/01/2014 11h44

    Uma espuma branca apareceu na manhã deste domingo (5) na praia do Pepê, no início da Barra da Tijuca, no Rio. De acordo com o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), trata-se de floração e decomposição de algas (fitoplânctons) causadas pela alta temperatura.

    Segundo o Inea, a praia do Pepê está imprópria para o banho, mas não em razão da presença de algas, e sim pela quantidade de coliformes fecais. O instituto afirma que a presença delas não afeta a balneabilidade da orla.

    A floração de algas foi registrada neste fim de semana nas praias do Leme, Leblon e em Angra dos Reis. Segundo o Inea, o fenômeno é comum no verão, já que resulta de fatores como temperatura e insolação elevadas, combinadas com mar calmo e nutrientes na água.

    O boletim de balneabilidade do Inea aponta dez praias próprias para banho no Rio: Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Leme e Vermelha.

    Estão impróprias as praias de Barra de Guaratiba, Quebra-mar até Pepê, Pepino, São Conrado, Leblon, Diabo, Urca, Botafogo e Flamengo.

    Ariel Subirá/Futura Press/Folhapress
    Praia do Pepê amanhece com espuma branca na Barra da Tijuca; segundo especialistas, é resultado da floração e decomposição de algas
    Praia do Pepê amanhece com espuma branca na Barra; segundo especialistas, é resultado da floração e decomposição de algas
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024