• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 23:12:38 -03

    Rio de Janeiro

    Três presos armados dominam diretor e fogem de presídio em Bangu

    ADRIANO BARCELOS
    DO RIO

    07/01/2014 18h53

    Três presos fugiram na tarde desta terça-feira (7) do Instituto Penal Plácido de Sá Carvalho, que integra o complexo penitenciário de Bangu, na zona norte do Rio de Janeiro. O trio estava armado e rendeu o diretor da unidade para conseguir escapar.

    De acordo com a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio), o diretor -cuja a identidade foi mantida em sigilo por medidas de segurança- caminhava pelo pátio do Instituto Penal, próximo a sua sala, quando foi rendido pelos fugitivos. Como apenas os agentes que ficam nas guaritas externas junto ao muro do presídio portam armas, não houve reação.

    Os fugitivos libertaram o diretor do presídio assim que conseguiram deixar a unidade e se embrenharam na mata ao redor do presídio.

    Um dos detentos, Roberto Barbosa do Nascimento, já foi recapturado. Com ele havia uma pistola calibre 380. Nascimento será encaminhado para Bangu 1. O diretor não sofreu ferimentos, segundo a Seap.

    No fim da tarde da terça-feira, a secretaria fazia buscas na área de mata próxima ao presídio para tentar a captura dos outros dois presos, Gilberto Silva de Lima e Paulo Cesar Miguez. Lima cumpria pena por crime de sequestro e Miguez, por furto de carga.

    A corregedoria da Seap e a Superintendência de Inteligência Penitenciária estão no local para apurar as circunstâncias da fuga dos presos. Como os agentes penitenciários que atuam dentro da unidade não utilizam armas de fogo, uma sindicância será aberta para apurar como os armamentos foram introduzidos e apontar eventuais responsabilidades.

    A última fuga de presos em Bangu havia ocorrido em 3 de fevereiro de 2013. Segundo a secretaria, na ocasião, 31 presos fugiram e apenas 12 foram recapturados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024