• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 23:14:34 -03

    Ministério da Saúde recebe primeiro lote de vacinas contra HPV

    FABRÍCIO LOBEL
    DE SÃO PAULO

    11/01/2014 03h10

    Em sua 19ª visita ao Estado de São Paulo em seis meses, o ministro da Saúde e pré-candidato ao governo paulista, Alexandre Padilha (PT), anunciou ontem o recebimento do primeiro lote de vacinas contra o HPV, que devem ser ofertadas pelo SUS a partir de março.

    O vírus, sexualmente transmissível, está relacionado a vários tipos de câncer, principalmente ao de colo de útero (95% dos casos) e ao surgimento de verrugas genitais. O câncer de colo de útero é o segundo tipo que mais atinge as brasileiras, atrás do câncer de mama.

    A meta é vacinar, até o fim do ano, 5 milhões de garotas entre 11 e 13 anos. Para isso, o Ministério da Saúde comprou 15 milhões de doses da vacina -três por menina.

    Para alcançar essa meta, o governo pretende realizar vacinações também em escolas públicas e privadas, além dos postos de saúde.

    "A idade escolhida é uma recomendação da Organização Mundial de Saúde, para que se faça a vacinação antes da iniciação sexual, antes que a garota possa ter contato com o vírus", disse Padilha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024