• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 02:40:21 -03

    Prefeitura se antecipa e inicia retirada da 'favelinha' da cracolândia

    ARETHA YARAK
    DE SÃO PAULO

    14/01/2014 17h35

    A Prefeitura de São Paulo antecipou para a tarde desta terça-feira (14) o início da retirada da "favelinha" da cracolândia, na região central.

    Cerca de 40 barracos foram retirados da calçada da rua Helvétia, entre a alameda Dino Bueno e a rua Cleveland. Os sem-teto deixaram o local pacificamente e estão sendo levados para hotéis do entorno.

    A operação estava marcada para amanhã, mas foi antecipada porque, sabendo que seriam removidos, os próprios sem-teto iniciaram o desmonte dos barracos nesta manhã. Por causa disso, a prefeitura enviou equipes das secretarias de Saúde, Assistência Social e de Segurança Urbana, dando início à retirada.

    Também participam da operação a Polícia Militar, a Guarda Civil Metropolitana e a ONG União Social Brasil Gigante –que assinou convênio emergencial com a prefeitura para gerir as ações na cracolândia.

    Veja vídeo

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Amanhã, segundo a prefeitura, será desmontado o restante dos barracos localizados nos dois lados da Dino Bueno. Estima-se que a "favelinha" chegou a ter 180 barracos.

    O tenente da PM Willian Thomaz, responsável pela área, afirmou que a ação antecipada serviu como um teste para a quarta-feira. Como a remoção de hoje foi pacífica, ele espera que isso seja um indicativo do que ocorrerá amanhã.

    De acordo com o projeto da prefeitura, cada usuário deverá desmontar seu próprio barraco, conforme for indicado para uma das 400 vagas em quatro hotéis da região.

    O programa municipal prevê ainda o pagamento de R$ 15 por dia aos usuários em troca de quatro horas de trabalho, mais duas horas de requalificação profissional. Poderão participar do programa de trabalho apenas aqueles em tratamento médico.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024