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    São Paulo ultrapassa 10 milhões de multas no ano passado

    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    15/01/2014 00h30

    A cidade de São Paulo ultrapassou no ano passado a marca de dez milhões de multas de trânsito. Foram anotadas 10.153.567 autuações, média de mais de mil por hora.

    O balanço representa aumento de 2% em relação ao ano anterior e o dobro do registrado cinco anos antes.

    As invasões às faixas e corredores de ônibus foram as infrações que mais contribuíram para o crescimento das multas –aumento de 113%. Considerando apenas as faixas à direita, a alta foi de 819%.

    PRINCIPAIS INFRAÇÕES
    Infração 2012 2013 % Pontos Multa
    Excesso de velocidade 3.199.148 3.149.729 -2% 4 a 7 R$ 85,13 a R$ 957,70
    Infração ao rodízio 2.196.347 2.177.038 -1% 4 R$ 85,13
    Estacionamento proibido 1.000.587 999.464 -0,1% 5 R$ 127,69
    Invasão de faixa de ônibus (à dir.) 42.770 393.114 819% 3 R$ 53,20
    Restrições aos caminhões 399.943 378.880 -5% 4 R$ 85,13
    Uso de celular 411.138 372.726 -9% 4 R$ 85,13
    Invasão de corredor de ônibus (à esq.) 292.910 320.434 9% 5 R$ 127,69
    Total 9.958.646 10.153.567 2%

    O motivo dessa explosão foi o aumento da quantidade de faixas exclusivas. No ano passado, foram implantados 291 km de faixas à direita, ante 105 km existentes.

    Caso todas as multas aplicadas por esse tipo de infração sejam pagas, vão gerar receita de R$ 21 milhões –mais do que o custo de implantação das faixas, estimado em R$ 15 milhões pela prefeitura.

    O aumento também ocorreu devido ao reforço da fiscalização. Além dos agentes da CET, passaram a multar as invasões de faixas 690 fiscais da SPTrans (empresa que gerencia o transporte).

    Com o reforço, o total de multas aplicadas por agentes e policiais cresceu 10%, enquanto a de radares caiu 1%. Apesar da queda, os equipamentos ainda são responsáveis por 7 de cada 10 multas aplicadas na cidade.

    QUEM MULTA
    Radares 72%
    Agentes (CET, SPTrans e PM) 28%

    QUEDA

    Outros tipos de infrações, que nos últimos anos vinham crescendo, tiveram queda.

    As por uso de celular ao volante caíram 9%. As infrações à restrição de caminhões, 5%. Já as por excesso de velocidade tiveram queda de 2%. Apesar disso, essa continua sendo a infração mais comum –representa 31% do total.

    Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a variação "pode ser explicada pelo fato dos motoristas estarem se comportando melhor no trânsito e respeitando a legislação".

    A companhia nega que tenha havido priorização à fiscalização das faixas, e cita, como exemplo, um aumento de 20% nas multas por falta de cinto de segurança.

    Mas reconhece que, "tendo em vista que uma das principais metas da gestão é aumentar o número de vias exclusivas, bem como a velocidade média desenvolvida pelos ônibus, é natural que exista uma fiscalização mais presente e precisa para coibir motoristas infratores".

    Neste ano, a tendência é de que as multas continuem crescendo. O secretário Jilmar Tatto (Transportes) disse que irão entrar em operação 240 novos radares para fiscalizar as faixas de ônibus, e está prevista até abril a ampliação do rodízio de veículos.

    Também deve ser concluída uma licitação que prevê aumentar a quantidade e a tecnologia de radares em todas as regiões da cidade. O número de equipamentos passará de 588 para 843.

    Em 2013, até novembro, foram arrecadados R$ 766 milhões com multas de trânsito, aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. O Orçamento de 2014 prevê arrecadação de até R$ 1,1 bilhão.

    EVOLUÇÃO
    Ano Frota Multas
    2006 5.614.084 3.995.688
    2007 5.962.512 4.174.432
    2008 6.369.581 4.679.954
    2009 6.705.024 6.254.256
    2010 6.954.750 6.974.682
    2011 7.186.724 9.513.648
    2012 7.363.210 9.958.646
    2013 7.577.216 10.153.567

    Fonte: Detran-SP; CET

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