• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 11:16:22 -03

    Justiça absolve Kassab da acusação de ter beneficiado a Controlar

    EDUARDO GERAQUE
    DE SÃO PAULO

    17/01/2014 16h11

    A Justiça de São Paulo absolveu o ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), e virtual candidato ao governo paulista, de ter beneficiado a empresa Controlar, responsável pela inspeção veicular até o dia 31 de janeiro.

    A acusação, feita pelo Ministério Público, era de que Kassab havia assinado um contrato ilegal com a concessionária Controlar. A gestão anterior resolveu reativar a inspeção em 2007.

    A licitação feita em 1996, na gestão Paulo Maluf (PP), não estaria mais válida em 2007, segundo o Ministério Público.

    A decisão, publicada ontem, é assinada pelo juiz Luiz Raphael Valdez, da 7ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. "Os fatos imputados na denúncia não caracterizam infração penal", escreveu Valdez.

    O ex-presidente da empresa Controlar, Ivan Pio de Azevedo, também réu na mesma ação, foi absolvido pela decisão judicial.

    "FORTUNA"

    A absolvição do ex-prefeito aconteceu no mesmo dia em que foi divulgado que uma testemunha ouvida pelo Ministério Público na investigação da máfia do ISS acusou Kassab de receber uma "fortuna" da Controlar.

    Segundo essa testemunha, o dinheiro ficou no apartamento do então prefeito e foi transferido de avião para uma fazenda em Mato Grosso, numa operação capitaneada pelo empresário Marco Aurélio Garcia.

    Ex-prefeito diz que o depoimento é "falso e fantasioso"; a Controlar nega "veementemente".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024