• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 02:09:09 -03

    Prefeito por um dia: Daria mais poder ao teatro

    ZÉ CELSO, 76 ANOS, DO BIXIGA
    ESPECIAL PARA A FOLHA

    25/01/2014 03h00

    Desejo incorporar teatralmente no tempo dos 2.569 caracteres o belo príncipe incompreendido ainda em sua grandeza: o Perfeito de SamPã. No batuque dessas tecladas declaro "Fernando c'est moi". Eu, Fernando, estou lendo "Messages Revolutionaires" de Artaud. Faço uma transcriação do texto que leio do francês: "Há uma força que dorme na terra de S/P. E os ritos teatrais indígenas são a manifestação direta destas forças.

    Quando o magnetismo humano se esgota, é preciso retornar à terra para nela reencontrar suas forças. Os ritos primitivos dos tupis tecnizados estão em comunicação com a terra e suas dança, seus hierógrafos animados, seus movimentos ocultos, suas tecnologias, traduzem inconscientemente a lei viva do nosso instante".

    Este texto me traz voando a situação do último pedaço de terra livre da periferia central da cidade em que atuo como Prefeito: o Bixiga, o próprio Entorno Tombado pelo IPHAN do Teat(r)o Oficina. Torres! Carros! Burguesia Pão Dura Irresponsável! Prefeitura sem $. E mais essa: o responsável pela "especulação imobiliária" Eduardo Velucci, que encarna esta função no Grupo Silvio Santos, envia neste momento uma Carta ao Teat(r)o Oficina para comunicar do Distrato do Comodato de ocupação do Terreno que há quatro anos Silvio Santos concedeu ao uso teatral.

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    O diretor de teatro Zé Celso
    O diretor de teatro Zé Celso

    Este Comodato além dos Grandes Espetáculos Rituais do OficinaUzynaUzona espalhando-se por seu Entorno Tombado, deu a oportunidade ao Elenco e ao Público do plantio como o dos índios: em permeacultura. Estas terras estão sendo cultivadas por muitas mãos, inclusive as do Público.

    Pois sabe que eu acho bom este distrato?! Chegou mais que na hora de resolver essa Tediosa Pendenga! Mais de 30 anos caranguejando nesta cidade. Um dia é esse dia. E esse dia é hoje. E vai se manifestar no aniversário de SamPã. Com este texto está dado o tiro de partida pro DIA "D": 25 de janeiro de 2014.

    Coloco minha posição sobre a Troca ou a Desapropriação Imediata do Entorno do Oficina com o investimento em força política financeira total também da Ministra da Cultura Marta Suplicy agora atacada exatamente pelo assassinato cultural na educação sexual para as massas, iniciada por Reich nos anos 20 e que Marta pôs em movimento aquiagora.

    O Teatro vai voltar a Poder mais ainda que em 1968 -na minha gestão a partir de hoje esta cidade em que todo mundo resmunga retoma seu destino: o TEATRO que em aqui plantando se deu e hoje tornará a se dar. Todos os Teatros da Cidade Todos os Públicos falsamente chamados de Espectadores -porão então fim ao "magnetismo humano que aqui se esgota".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024