• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 17:57:14 -03

    São Paulo tem um ônibus queimado por dia em janeiro

    DE SÃO PAULO

    29/01/2014 06h12

    Um ônibus foi incendiado, no bairro Cidade Kemel, zona leste de São Paulo, na noite de ontem (28). Com este ataque, sobe para 29 o número de ônibus incendiados desde o início do ano, em São Paulo –média de um por dia.

    Segundo a Sptrans, empresa municipal de transportes, o número é maior do que o registrado em todo o primeiro semestre do ano passado.

    Por volta das 22h, homens pararam o ônibus na avenida Kemel Addas e obrigaram todos a desembarcarem. Eles jogaram combustível no coletivo, colocaram fogo e fugiram. O ônibus ficou totalmente destruído. Não houve feridos.

    Na tarde desta ontem, outros três ônibus foram atacados na zona sul da capital. Dois dos coletivos foram incendiados na estrada do M'Boi Mirim, por volta das 14h. O terceiro ataque ocorreu na rua Citeron e terminou com um ônibus depredado.

    Ao menos 22 linhas de ônibus circularam ontem com restrição ou tiveram as viagens suspensas por conta dos recentes ataques a coletivos.

    Além disso, quatro linhas operadas pela concessionária VIP e oito linhas da permissionária Cooper Pam tiveram suas frotas recolhidas às garagens, no final da tarde, por determinação das empresas na região do Jardim Ângela. As 12 linhas transportam, diariamente, 120 mil pessoas.

    Avener Prado/Folhapress
    Ônibus é incendiado na avenida Kemel Addas, no Itaim Paulista, na zona leste de SP
    Ônibus é incendiado na avenida Kemel Addas, no Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo

    A Polícia Militar afirmou que deteve oito pessoas sob suspeita de envolvimento nos ataques. Entre os detidos estão seis são menores de 18 anos. Segundo a polícia, os ataques foram praticados por grupos de cerca de 15 pessoas. As causas não foram informadas.

    Com 29 ônibus incendiados desde o início do ano, a SPTrans aponta que o número é maior do que o registrado durante todo o primeiro semestre de 2013, quando ocorreram 21 ataques desse tipo.

    Além dos dados contabilizados pela SPTrans, há ainda mais sete coletivos da EMTU (que atende a região metropolitana) incendiados neste mês de janeiro. Segundo o órgão, foram seis em cidades da região metropolitana e um na capital paulista.

    A Secretaria da Segurança Pública afirmou que "todos os casos de ônibus queimados estão sendo investigados pela Polícia Civil, com o firme objetivo de prender os responsáveis. Além disso, a Polícia Militar mantém o policiamento preventivo e ostensivo para combater o problema."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024