• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 02:47:59 -03

    Rio de Janeiro

    Traficantes do Rio disputam ponto de drogas em rede social

    DIANA BRITO
    DO RIO

    29/01/2014 12h17

    Jovens armados com fuzis, que dizem pertencer a facções criminosas, travam uma guerra no Facebook pela disputa de pontos de venda de drogas em favelas da zona norte do Rio. Os principais alvos são os morros da Serrinha e do Cajueiro.

    Responsável por um inquérito que investiga a disputa dos traficantes na rede social, o delegado Geovan Omena, da 29ª DP (Madureira), pediu na última semana à Justiça a prisão de 13 suspeitos de envolvimento com o tráfico na Serrinha.

    Entre eles está Walace de Brito Trindade, 27, conhecido como Lacosta, apelido que ganhou por usar roupas da grife Lacoste, apontado como chefe do tráfico na favela e suspeito de integrar a facção TCP (Terceiro Comando Puro).

    Os policiais vinham acompanhando a movimentação de Lacosta por meio das informações que ele próprio colocava em seu perfil no Facebook, mas apagou sua página recentemente.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Mesmo assim, as postagens na rede social ajudaram a polícia a indiciá-lo com outros 12 suspeitos pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e porte de arma.

    "Eles acham que estão se escondendo ali e acabam postando um monte de coisa que nos ajuda [na investigação] e os expõem", disse à Folha o delegado.

    Em seus perfis, além da exposição de fuzis, pistolas e joias, os investigados trocam informações sobre invasões de áreas em poder de facções rivais, comemoram e planejam mortes de adversários, ameaçam cometer violências sexuais contra as mulheres dos concorrentes e lamentam a morte de comparsas.

    "É uma forma de autoafirmação. Ele [traficante] usa as redes sociais, que estão na moda, para todo mundo saber que ele tem arma, que ele manda e tem um grupo armado que impõe terror. É uma forma de mostrar poder", diz o delegado.

    O "confronto virtual" reproduz a guerra entre as facções Comando Vermelho (CV) e Terceiro Comando Puro (TCP).

    "A Serrinha é só tranquilidade. Tranquilidade no Complexo de Madureira. Tudo TCP, paz e felicidades pros moradores", diz um jovem que se identifica como Dennis da Serrinha.

    Na foto principal de sua página, ele se exibe com um fuzil e diz que trabalha no morro. A polícia, no entanto, diz que ainda levanta a identidade dele.

    Em outro perfil, "Cajueiro. Congonha, Bagda do PH", traficantes ameaçam o rival Lacosta, apontado como chefe da Serrinha.

    "Tranquilidade, morador. É nós botando a bala pra comer. É hoje que o Lacosta vai morrer. O barulho do meu AK [fuzil AK-47] até em Turiaçu vão escutar", escreve o responsável pela página, sem revelar sua identidade, em referência ao bairro vizinho à Madureira.

    Ao escrever sobre si mesmo, ele diz que é "gerente geral" na empresa "Claudinho do Cajueiro" e que seu emprego anterior foi no "Complexo do Lins" –conjunto de favelas na zona norte.
    Sobre sua escolaridade, afirma: estudou na instituição de ensino "Crime Organizado".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024