• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 22:18:01 -03

    Governo do Maranhão confirma a 5ª morte de preso apenas neste ano

    DE SÃO PAULO

    29/01/2014 16h09

    O governo do Maranhão confirmou nesta quarta-feira (29) mais uma morte dentro de presídios do Estado. É o quinto detento morto apenas neste ano.

    Valdivino Fernandes da Silva, 27, estava detido na UPR (Unidade Prisional de Ressocialização) em Balsas, cidade a cerca de 800 km da capital, São Luís.

    O preso morreu em um hospital de Imperatriz na noite de terça-feira (28). A internação ocorreu depois que Silva foi espancado por outros quatro companheiros, segundo a Sejap (Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária).

    A vítima foi socorrida por um agente penitenciário que estava de plantão. Primeiro Silva foi atendido em um hospital do próprio município de Balsas, mas depois, diante da gravidade dos ferimentos, precisou ser transferido para Imperatriz.

    A 11ª Delegacia Regional de Balsas vai apurar as circunstâncias do espancamento que resultou na morte do detento.

    Silva é o quinto preso assassinado em presídios maranhenses. Três deles foram achados mortos em Pedrinhas, maior complexo penitenciário do Estado, que já contabiliza desde o ano passado 63 mortos em suas dependências.

    A alta taxa de mortalidade em Pedrinhas em pouco mais de um ano provocou crítica até mesmo de organismos internacionais, como a OEA (Organização dos Estados Americanos). A Procuradoria Geral da República ainda estuda se pedirá intervenção federal no sistema penitenciário hoje sob gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024