• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 17:47:55 -03

    Rio de Janeiro

    Promotoria do Rio vai denunciar 8 policiais por ação em favela em 2012

    DO RIO

    30/01/2014 15h25

    O Ministério Público do Rio informou nesta quinta-feira (30) que vai denunciar oito policiais da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) da Polícia Civil pela participação deles numa operação na favela do Rola, em Santa Cruz, zona oeste, em agosto de 2012. Na ocasião, cinco suspeitos foram mortos.

    Segundo o órgão, os policiais civis Carlos Alexandre Santos e Victor Coutinho Laccarino serão denunciados por homicídio qualificado. Outros cinco, que aparecem em filmagens removendo o corpo de um dos baleados, terão que responder por fraude processual. Mauro José Gonçalves será denunciado pelos dois crimes.

    Os policiais Carlos Santos, Mauro Gonçalves e Victor Laccarino eram os tripulantes do helicóptero Águia 3, com outros seis policiais. Imagens feitas por um policial da aeronave mostram que um traficante fugia na comunidade sem disparar contra a polícia quando foi morto, o que não confirma a tese de legítima defesa apontada pelos acusados.

    As imagens apontam ainda que a vítima foi atingida por policiais que estavam no lado direito da aeronave. As outras quatro mortes aconteceram no interior de um comércio e em uma casa próxima, durante troca de tiros, segundo o órgão.

    Já os outros cinco policiais, teriam levado um corpo para o comércio onde estavam os outros mortos. Eles afirmam que tentavam reunir os feridos em um só local, mas no vídeo há indícios de que a vítima já havia morrido.

    O inquérito foi iniciado pela 36ª DP (Santa Cruz), responsável pela área, já que as mortes constavam como auto de resistência. Em maio de 2013, o caso foi transferido para a Corregedoria Interna da Polícia Civil, por ordem da chefia de polícia.

    Até a manhã desta quinta, o Tribunal de Justiça do Rio não havia recebido a denúncia do Ministério Público. A Folha tentou contato com os advogados dos policiais denunciados, mas eles não foram localizados.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024