• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 15:22:53 -03

    Fim de semana tem maior temperatura do ano em São Paulo

    FABRÍCIO LOBEL
    PAULO GOMES
    DE SÃO PAULO

    02/02/2014 22h33

    Este mês mal começou e seus dois primeiros dias já estão entre os mais quentes de todos os meses de fevereiro em São Paulo desde 1961.

    Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o calor de ontem foi recorde para um dia de fevereiro, com 35,9°C. A temperatura foi também a maior de 2014 na cidade.

    Neste domingo (2), o calor diminuiu, mas não muito. Às 15h, a máxima registrada no mirante de Santana, na zona norte, era de 34,5°C, a terceira mais alta em relação a outros anos.

    Ainda assim, ontem os termômetros registraram índices ainda mais altos: no Itaim Paulista (zona leste) chegou a 37,5°C. A pouca área verde, a alta impermeabilização do solo e o grande número de construções criam ilhas de calor no bairro, piorando a sensação de calor.

    Zanone Fraissat/Folhapress
    Frequentadores se refrescam no parque aquático Wet'n Wild, em Itupeva, interior de SP
    Frequentadores se refrescam no parque aquático Wet'n Wild, em Itupeva, interior de SP

    Longe dali, na zona oeste, a pedagoga Clara Priante, 55, teve de suspender o passeio que fazia com seus cães no parque Villa-Lobos, depois que um deles passou mal.

    "Nesses meses eles têm sofrido mais com o calor. Ficam ofegantes, com a respiração ruim", explica, enquanto o termômetro da rua marcava 37°C, às 16h30.

    Outro efeito do atual clima é a baixa ocorrência de chuvas. Os reservatórios do sistema Cantareira, o maior da Grande São Paulo, por exemplo, está em seu menor nível histórico, com apenas 21,7% da capacidade.

    O Inmet prevê a permanência de dias quentes até a quinta-feira, pelo menos, com temperaturas máximas variando de 33°C a 34°C.

    No entanto, segundo o instituto haverá um aumento de umidade na atmosfera, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas no fim da tarde.

    Há ainda a possibilidade de temporal de rápida duração entre amanhã e terça-feira.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024