• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 16:36:44 -03

    Com reservatório em baixa, Sabesp faz campanha para evitar racionamento

    DE SÃO PAULO

    03/02/2014 23h41

    Com o nível crítico dos reservatórios de água do sistema Cantareira, que abastece a capital paulista e a Grande SP, a Sabesp deu início a uma campanha para orientar as pessoas a reduzir o consumo de água com o objetivo de evitar um racionamento.

    Nesta segunda-feira (3), um vídeo produzido pela companhia, com o apresentador Rodrigo Faro, começou a ser exibido durante os intervalos comerciais da TV aberta (veja abaixo). Antes disso, o site da Sabesp já divulgava um comunicado alertando para o problema e com dicas de economia durante atividades cotidianas.

    Ontem, o sistema Cantareira registrou apenas 21,7% de sua capacidade total, seu menor nível histórico. Quando o comunicado do site foi ao ar, porém, os reservatórios ainda marcavam 24%, que era na ocasião o "menor nível dos últimos 10 anos".

    O informe aponta ainda que um agravante para a baixa dos reservatórios foi a falta de chuvas durante o mês de dezembro, quando foi observado o "menor índice [de chuvas] dos últimos 84 anos".

    No sábado, a companhia anunciou que quem cumprir plano de economia de água poderá ter até 30% de desconto sobre o valor da conta. Com isso, de acordo com a presidente da Sabesp, Dilma Pena, a redução real do custo da conta pode chegar a 48%.

    Confira recomendações da Sabesp para economizar água:

    - Tome banhos rápidos;
    - Não lave carros e calçadas com a mangueira;
    - Ensaboe toda a louça antes de enxaguar

    Vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024