• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 10:34:31 -03

    Dois dias após tumulto, trem volta a ter falha na linha 3 do metrô

    DE SÃO PAULO

    06/02/2014 19h19

    A linha 3-vermelha do metrô de São Paulo voltou a apresentar problema no início da noite desta quinta-feira. Segundo a assessoria do Metrô, a falha prejudicou a velocidade de trens em toda a linha e na linha 1-azul.

    O problema de tração ocorreu por volta das 18h e atingiu um trem que passava pela estação Brás, no sentido Barra Funda. Segundo o Metrô, a composição teve que ser esvaziada e foi recolhida para a área de manutenção. Os passageiros desceram direto na plataforma e não precisaram passar pelos túneis.

    A circulação foi normalizada cerca de 20 minutos depois do início da falha, informou o metrô. A empresa afirmou não ter tido nenhum registro de tumulto durante o problema.

    Há dois dias, a linha 3-vermelha já tinha tido um problema na porta de uma composição que estava na estação Sé. Os passageiros dos trens que vinha atrás, porém, não aguardaram a liberação da via e acionaram os botões de emergência, descendo nos túneis.

    TUMULTO

    O problema de terça-feira no metrô começou por volta das 18h20 após uma falha em uma porta na estação Sé. Passageiros relataram que outras composições pararam ou tiveram lentidão e o sistema de ar-condicionado foi desligado, o que os levou a acionar os botões de emergência e descer nos túneis.

    Houve pânico. Em menos de dez minutos, a Folha viu cinco pessoas passando mal, entre elas, duas desmaiadas, na estação Santa Cecília. Na Sé houve um desentendimento entre passageiros e seguranças. O Metrô chegou a relatar em nota que houve seguranças agredidos.

    Com isso, a circulação de trens ficou restrita ao trecho entre as estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera até por volta das 23h30, quando foi normalizada em toda a linha.

    O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou nesta quarta-feira que há uma suspeita de que o caos de ontem tenha sido uma ação planejada. "Eu não acredito que essas coisas sejam geração espontânea, acho que precisa ser investigado", afirmou o governador. "É muita coincidência."

    "É preciso verificar as câmeras de vídeo e qual foi a origem disso. Porque houve um problema numa porta, resolvido em menos de dez minutos e que acabou causando esse grande transtorno pra população em razão da ação inicial de um grupo de pessoas e depois de vândalos, que acabaram atacando estação, trem e destruindo o patrimônio", acrescentou.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024