• Cotidiano

    Monday, 29-Apr-2024 13:14:51 -03

    Renato Ribeiro Pompeu (1941-2014) - Jornalista em vários formatos

    DE SÃO PAULO

    10/02/2014 00h01

    Em 2008, ao responder sobre quais conselhos daria a um jornalista iniciante, o jornalista e escritor paulista Renato Ribeiro Pompeu recomendou abandonar imediatamente a profissão.

    Em caso de insistência, disse ele à publicação "Observatório da Imprensa", o melhor é se estabelecer de forma independente na internet. "Se isso também não foi possível, procurar manter a dignidade profissional e preparar-se para uma vida de sacrifícios."

    Ao longo de uma carreira iniciada em 1960 e que durou até a véspera de sua morte, o incansável Pompeu seguiu um pouco de cada um desses conselhos.

    Trabalhou em diversos meios de comunicação, entre os quais a Folha, a revista "Veja" e o "Jornal da Tarde". Ganhou um Prêmio Esso de Jornalismo.

    Quando não estava numa redação, Pompeu se dedicava a escrever livros. Foram ao todo 22 obras, incluindo os romances "Quatro-Olhos" (1976) e "Samba-Enredo" (1992) e a biografia "Canhoteiro, o Homem que Driblou a Glória" (2002).

    Desde 2009, Pompeu também mantinha o blog do Renatão, onde publicou pela última vez anteontem, sobre a importância da obra da antropóloga e primeira-dama Ruth Cardoso.

    Horas depois, ele se sentiu mal e foi internado em um hospital de São Paulo. Renato Ribeiro Pompeu morreu ontem de manhã aos 72 anos, após uma parada cardíaca. Solteiro, ele não deixa filhos.

    coluna.obituario@uol.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024