• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 23:03:33 -03

    Sabesp nega corte de água em Guarulhos e São Caetano do Sul

    DE SÃO PAULO

    10/02/2014 07h00

    A Sabesp afirma que não há cortes no fornecimento de água para as cidades de Guarulhos e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo.

    Em nota, a empresa rebateu a prefeitura das duas cidades, que afirmam sofrer corte no volume de água fornecido pela companhia. Nas duas cidades, serviços municipais compram água da Sabesp e fazem a distribuição aos moradores.

    "Não procede a informação de que os municípios de São Caetano do Sul e Guarulhos tiveram diminuição de vazão no recebimento de água pela Sabesp", afirma a companhia.

    As prefeituras mantiveram a informação mesmo após a nota da Sabesp.

    SÃO CAETANO

    Em São Caetano do Sul, a prefeitura diz que a redução de 20% foi anunciada pela Sabesp na última quarta-feira (5), durante reunião com representantes da empresa e de seu Departamento de Água e Esgoto.

    A prefeitura diz que foram cortados 100 dos 500 litros por segundo fornecidos normalmente à cidade.

    A Sabesp nega. "O fornecimento para São Caetano continua sendo de 650 litros por segundo, sem alteração. O município recebe todo esse volume do sistema Cantareira."

    O Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9,8 milhões de pessoas na região metropolitana, atingiu ontem seu menor nível desde o início da medição oficial, na década de 1970.

    Segundo a Sabesp, o volume de água armazenada chegou a 19,8% da capacidade das represas. Níveis abaixo dos 20% configuram situação extrema. Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.

    A companhia atribui a situação crítica das represas aos níveis de chuva e de calor distantes das médias históricas. Janeiro foi o mês mais quente desde o início dos registros, e teve menos de um terço da média de chuvas.

    GUARULHOS

    Em Guarulhos, a prefeitura diz que o problema atinge bairros abastecidos por um dos reservatórios do sistema Alto Tietê, que ontem estava em 42% da capacidade.

    Segundo o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a Sabesp está entregando 200 dos 300 litros de água por segundo esperados do reservatório de Vila Industrial, em Itaquaquecetuba.

    Por causa disso, a cidade decretou racionamento para 210 mil moradores de seis bairros (Bonsucesso, Ponte Alta, Carmela, Bambi, Presidente Dutra e Inocoop), com fornecimento de água dia sim, dia não.

    O Saae diz que as outras fontes de água da Sabesp não tiveram alteração: 700 litros por segundo de outro reservatório do Alto Tietê e 2.500 do sistema Cantareira.

    A Sabesp também nega a redução. "O volume de água fornecido para Guarulhos permanece igual, sem alteração. Os bairros na região do Bonsucesso recebem água do sistema Alto Tietê, que está em situação normal, já que as chuvas nesse manancial estão dentro do previsto."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024