• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 15:26:56 -03

    Após dois anos, Metrô abrirá nova estação na zona sul de São Paulo

    DE SÃO PAULO

    12/02/2014 03h50

    A estação Adolfo Pinheiro da linha 5-lilás do metrô de São Paulo será aberta hoje.

    Será a primeira estação aberta na cidade em mais de dois anos -as últimas estações inauguradas foram Luz e República da linha 4-amarela, em setembro de 2011.

    Com o funcionamento da Adolfo Pinheiro, a linha 5 vai crescer 1,2 km e a rede paulistana chegará a 75,5 km.

    Editoria de Arte/Folhapress

    Após a inauguração pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), às 10h, a estação será aberta para visitação na avenida Adolfo Pinheiro, 301, Santo Amaro (zona sul).

    No período de testes, que deve durar alguns meses, a entrada na estação e a viagem até a estação do largo 13 de Maio serão gratuitas. O trajeto funcionará das 10h às 15h, de segunda à sexta-feira.

    Para prosseguir para outras estações da linha, será necessário pagar a tarifa de R$ 3 -funcionários do Metrô vão orientar os usuários.

    Após os testes, a estação passará a operar no horário integral do metrô -das 4h40 à 0h10.

    A Adolfo Pinheiro é a primeira estação da ampliação da linha 5, obra de 11,5 km que vai chegar até a estação Chácara Klabin, na linha 2-verde, passando pela linha 1-azul. A previsão é que a obra seja entregue em 2016.

    O Metrô espera 14 mil usuários por dia na nova estação.

    ATRASO

    A inauguração da estação estava prevista para o dia 1º, mas foi adiada devido a exigências de segurança do Corpo de Bombeiros.

    Foi o terceiro adiamento em poucos meses. A inauguração no dia 1º havia sido anunciada por Alckmin no último dia 17. Um mês antes, a data informada pelo governador era 25 de janeiro. Antes, a previsão era para dezembro de 2013.

    Mas o atraso da obra foi ainda maior. As escavações para a construção da estação começaram em 2009, com a promessa de ela ficar pronta em meados de 2010.

    Segundo o Metrô, o cronograma foi prejudicado pela troca de uma adutora antiga e por interrupções determinadas pela Justiça no processo que apura suspeitas de fraude na licitação da linha.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024