• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 14:17:41 -03

    Mesmo com chuva, situação no sistema Cantareira ainda é crítica

    DE SÃO PAULO

    16/02/2014 12h44

    A chuva que atingiu São Paulo nos últimos dias ainda não mudou a situação do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 9,8 milhões de pessoas na região metropolitana.

    De acordo com a Sabesp (companhia estadual de abastecimento), o volume de água armazenado nas represas é de 18,5% da sua capacidade. Níveis abaixo dos 20% configuram situação extrema. Na segunda-feira passada (10), o sistema operava com 19,6% e, apesar da chuva, o índice tem caído todos os dias. Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.

    Para aliviar a situação dos reservatórios, as chuvas precisam atingir as represas que ficam na divisa entre São Paulo e Minas Gerais.

    Rubens Cavallari - 11.fev.2014/Folhapress
    Reservatório do sistema Cantareira está em situação crítica; chuva ainda não atingiu região das represas na divisa de SP com MG
    Reservatório está em situação crítica; chuva não atingiu região das represas na divisa de SP com MG

    A companhia atribui a situação crítica das represas aos níveis de chuva e de calor distantes das médias históricas. Janeiro foi o mês mais quente desde o início dos registros, e teve menos de um terço da média de chuvas.

    Mesmo com as chuvas que devem começar a se intensificar no fim de fevereiro e atingir maior volume em março, os reservatórios do sistema Cantareira devem estar em situação crítica em abril, no começo do período de seca. Segundo a previsão, os reservatórios devem estar na temporada de seca operando com entre 35% e 40% de sua capacidade.

    A Sabesp e o governo estadual tem monitorado os resultados do programa de economia lançado neste mês e que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água. A adesão tem sido considerada "satisfatória", embora seja cedo para mensurar os impactos no sistema de abastecimento.

    Confira recomendações da Sabesp para economizar água:

    - Tome banhos rápidos;
    - Não lave carros e calçadas com a mangueira;
    - Ensaboe toda a louça antes de enxaguar

    Vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024