• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 12:40:34 -03

    Prefeitura de SP pagará táxi acessível para pessoas com deficiência

    JAIRO MARQUES
    DE SÃO PAULO

    19/02/2014 03h15

    Para tentar reduzir a demanda reprimida de 900 pessoas com deficiência que precisam de transporte específico para suas atividades na capital, os 89 táxis acessíveis da cidade vão passar, nos próximos meses, a fazer corridas pagas pela prefeitura.

    Hoje, 388 vans levam quem tem deficiência física ao trabalho, escola, compromissos médicos e lazer, no serviço "Atende", da prefeitura. São 100 mil viagens por mês.

    Os táxis, que deverão ser cadastrados na secretaria dos Transportes, vão atender só demandas "eventuais" e compromissos pontuais.

    O agendamento terá de ser feito com 20 dias de antecedência. "Tendo os táxis para essas viagens, poderemos otimizar o uso das vans nos atendimentos diário, o que diminui custos e amplia o público", afirma Altair Neri Bezerra, superintendente de Serviços Especiais.

    A prefeitura aplicará cerca de R$ 2 milhões por ano no novo serviço, que exige cadastramento prévio dos usuários com dificuldade de locomoção -hoje, 4.500 por dia.

    "O transporte acessível é uma queixa diária que recebo na secretaria. A ampliação do 'Atende' resolve parte do problema, mas temos de avançar", diz Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.

    Ela espera que a reorganização do serviço contribua para o atendimento de pedidos de transporte especial nos finais de semana, para que o público cadeirante possa participar em festas, eventos e atividades culturais.

    Pelo Censo 2010 do IBGE, 674.409 pessoas têm deficiência motora na capital.

    Até o final do ano, o "Atende" passará a transportar regularmente também pessoas com autismo e surdocegueira (deficiência visual e auditiva, ao mesmo tempo) -que hoje só têm direito ao serviço com ordem judicial.

    Robson Ventura - 27.set.2011/Folhapress
    Modelo de táxi usado para atender pessoas com deficiência em São Paulo; corridas vão ser pagas pela prefeitura
    Modelo de táxi usado para atender pessoas com deficiência em SP; corridas vão ser pagas pela prefeitura

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024