• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 22:34:59 -03

    Caixa vistoria prédios depredados do Minha Casa, Minha Vida

    FABRÍCIO LOBEL
    DE SÃO PAULO

    21/02/2014 12h58

    Engenheiros da Caixa realizam na tarde desta sexta-feira (21) uma vistoria de danos do condomínio Caraguatatuba, na zona leste de São Paulo.

    O local, que agora está vazio, foi depredado ontem por moradores que estavam no local invadido há oito meses.

    Um grupo de cerca de 25 engenheiros e técnicos avaliará os 940 apartamentos do condomínio, grande parte deles danificados por incêndios.

    Os trabalhos devem seguir até amanhã, pelo menos. A Caixa espera o término desta vistoria para estimar o tempo de reforma do local.

    A Folha teve acesso a um dos prédios depredados e encontrou muitos móveis quebrados e cacos de vidro pelos corredores. Há ainda encanamentos arrebentados.

    Dentro dos apartamentos, sofás, camas e mesas incendiados. Há ainda televisores, geladeiras e fogões praticamente novos, mas danificados pelo fogo. A fuligem cobre a parede e o teto de muitos dos apartamentos. Algumas portas tiveram os seus batentes arrancados, outras foram consumidas pelo fogo.

    Em muitos lugares, o calor do fogo fez descolar a camada de pintura das paredes, deixando o concreto exposto.

    O quadro de luz e parte da fiação também foi danificada. "Para consertar, o eletricista terá que marcar com uma etiqueta fio a fio, desconectá-los do quadro de luz que está destruído, descascar aqueles que sobraram e reconectá-los a um quadro novo. Esse processo terá que ser feito um a um em todos os apartamentos queimados. Vai levar tempo", disse um dos engenheiros da Caixa.

    Em alguns apartamentos, percebe-se que os antigos moradores chegaram a efetuar reformas. Há texturas e pinturas feitas recentemente em algumas paredes. Em outros, vê-se material de construção e pisos novos deixados para traz.

    Desde ontem, a segurança do local é feita por policiais militares e seguranças particulares.

    Equipes da prefeitura fazem a limpeza das ruas do entorno.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024