• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 01:34:05 -03

    Protesto contra a Copa reúne mil pessoas no centro de SP

    DE SÃO PAULO

    22/02/2014 17h47

    Cerca de mil manifestantes, segundo estimativas da Polícia Militar, estão concentrados na tarde deste sábado na praça da República, no centro de São Paulo, para protestar contra a realização da Copa no Brasil. Às 17h50, o protesto saiu da praça sentido rua da Consolação.

    Mil policiais militares foram escalados para acompanhar a manifestação, que tinha mais de 13 mil pessoas com a presença confirmada nas redes sociais. O helicóptero Águia da PM também sobrevoa a região do protesto.

    Segundo avaliação dos manifestantes, o tempo chuvoso atrapalhou o início do protesto.

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    Grupo de mascarados participa do segundo grande ato de 2014 contra a Copa do Mundo em São Paulo
    Grupo de mascarados participa do segundo grande ato de 2014 contra a Copa do Mundo em São Paulo

    Integrantes de diversos coletivos, da área da saúde à educação, trouxeram faixas para o ato. Foram montadas pelos manifestantes oito barracas de camping na praça. Eles utilizam o espaço para pintar cartazes e faixas.

    Há poucos mascarados, mas a maioria deles usa máscaras do personagem principal do filme "V de Vingança" e grita palavras de ordem contra a realização do mundial. "Não vai ter Copa. Não vai ter Copa", dizem.

    Antes do ato começar, manifestantes reclamaram com a polícia porque alguns PMs estavam sem identificação no colete. Ontem a polícia disse que não toleraria a ausência de identificação por parte dos policiais que estariam no ato e que iria puni-los, se fossem flagrados.

    A polícia revistou mochilas de ao menos dois manifestantes, mas nada foi encontrado. Os manifestantes ainda não divulgaram que trajeto farão.

    A "Tropa do Braço", policiais especializados em artes marciais que vão acompanhar o ato sem armas de fogo, está misturada aos demais PMs, na lateral do protesto. Os cerca de 30 homens e mulheres deste grupo usam apenas caneleira, joelheira e estão com abraçadeiras de nylon que serão usadas como algemas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024