• Cotidiano

    Tuesday, 30-Apr-2024 00:48:57 -03

    Juiz do caso Carandiru multa advogado que abandonou plenário

    MARINA GAMA CUBAS
    DE SÃO PAULO

    24/02/2014 20h00

    O juiz responsável pelo julgamento do massacre do Carandiru aplicou multa de R$ 50.680 ao advogado Celso Vendramini, responsável pela defesa de 15 policiais militares acusados pela morte de oito detentos.

    A decisão se deu após o advogado abandonar o plenário, levando o juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo a dissolver o conselho de sentença e cancelar o julgamento.

    O valor arbitrado, de acordo com Camargo, se deve a repercussão mundial do processo, a alta complexidade e o custo para o Estado realizar o júri.

    A decisão, publicada nesta segunda-feira (24), se baseou no artigo 265 do Código de Processo Penal, que estabelece que "o defensor não poderá abandonar o processo senão por motivo imperioso, comunicado previamente o juiz" sob pena de multa.

    Procurado, Vendramini afirmou que vai recorrer da decisão uma vez que, diz ele, não abandonou a defesa dos policiais.

    "Isso aconteceu porque não tive meu direito como advogado respeitado. Eu não abandonei o processo. Eu simplesmente sai do plenário do júri em protesto à atitude dele [juiz Camargo]. Foi por motivo imperioso."

    Na última terça-feira (18), segundo dia do julgamento, Vendramini deixou o plenário e acusou o juiz Camargo de ser "parcial".

    O advogado mostrou-se irritado quando a acusação leu trechos do depoimento antigo de um dos réus e pediu ao juiz que interrompesse a leitura. O magistrado não acatou.

    Vendramini, então, retirou-se. "Estou abandonando o plenário em protesto a esse tipo de inquisição", disse.

    Na ocasião, o advogado afirmou: "Ele [juiz] estava tendenciando para o Ministério Público. Ele ficou 40 minutos trancado com os jurados numa sala sozinho, e não deve fazer isso, porque isso causa suspeita. Estou cansado".

    Para a acusação, porém, a atitude da defesa se deu porque as provas favoreciam o Ministério Público.

    O novo julgamento foi remarcado para o dia 31 de março, às 9h. Nele, 15 policiais militares do COE (Comando de Operações Especiais) responderão pela morte de oito detentos e a tentativa de homicídio de outros dois.

    Além da multa aplicada a Vendramini, o magistrado nomeou como defensor dativo (nomeado pelo juiz) o advogado Fábio Tofic Simantob. Na decisão, o juiz ressalta que Simantob só assumira a defesa dos réus "na hipótese de ausência ou novo abandono do defensor constituído".

    À Folha, porém, Vendramini afirmou que não abandonará a defesa dos policiais.

    O julgamento dos réus do massacre do Carandiru está sendo feitos em etapas. Em 2013, 48 PMs foram condenados pelas mortes no primeiro e no segundo andares. Eles recorrem em liberdade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024