• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 21:17:01 -03

    Para atrair gringos, Salvador anuncia Carnaval de dois dias na Copa

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    DE SALVADOR

    06/03/2014 10h24

    Com o objetivo de atrair turistas, sobretudo estrangeiros, durante a Copa do Mundo, a Prefeitura de Salvador confirmou a realização de um Carnaval fora de época em pleno inverno.

    Marcada para os dias 14 e 15 de junho, a festa acontecerá no primeiro final de semana após a abertura do torneio e um dia depois da partida entre Espanha e Holanda em Salvador, apontada como a principal da primeira fase por reeditar a decisão da Copa do Mundo de 2010.

    O Carnaval da Copa não vai ocorrer nos circuitos tradicionais da Barra e do Campo Grande. A prefeitura estuda deslocar a festa para a área do comércio, próximo a pontos turísticos como o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, ou para a orla da praia de Jaguaribe, uma das mais frequentadas pelos baianos.

    Cerca de 15 blocos com trios elétricos vão participar da folia, que deverá contar com a presença das principais estrelas do axé, como Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Bell Marques.

    Além de atrair os visitantes que estarão no Brasil durante a Copa, a festa também visa promover o Carnaval baiano como produto turístico.

    Thiago Duran - 3.mar.14/AgNews
    Ivete Sangalo anima os foliões em Salvador; Bahia terá Carnaval durante a COpa
    Ivete Sangalo anima os foliões em Salvador; Bahia terá Carnaval durante a Copa

    MAIS FOLIA

    A confirmação da folia da Copa do Mundo acontece em meio a uma discussão sobre uma possível ampliação dos dias de Carnaval em Salvador a partir de 2015.

    A prefeitura avalia a possibilidade de autorizar o desfile de pequenos blocos com bandas de fanfarra e percussão no sábado e domingo antes do Carnaval.

    O objetivo é criar uma cultura de Carnaval de bairro nos fins de semana, como acontece em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

    A medida, contudo, é vista com reserva por auxiliares do prefeito ACM Neto (DEM). O secretário municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, teme que os foliões "emendem" a festa do fim de semana com o Carnaval oficial, criando uma folia de 12 dias na capital baiana.

    O Carnaval de Salvador atualmente tem duração de oito dias, começando com os blocos de fanfarras da Barra na quarta-feira até o "arrastão" (desfile de trios elétricos sem cordas) na manhã da Quarta-Feira de Cinzas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024