• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 23:48:26 -03

    Isolado por alagamento, Acre recebe 450 toneladas de gás por balsa

    FÁBIO PONTES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM RIO BRANCO (AC)

    08/03/2014 14h44

    Após ficar praticamente isolado do restante do país devido às cheias do rio Madeira, que atingiram a BR-364, o Acre recebeu na manhã deste sábado (8) as primeiras 450 toneladas de gás de cozinha transportadas via fluvial.

    A balsa com o gás saiu da cidade de Coari, no Amazonas, e demorou 12 dias para chegar a Rio Branco. A embarcação passou pelos rios Amazonas, Purus e Acre.

    De acordo com Jaime Benchimol, presidente da Fogás (principal fornecedora do produto na região Norte), as 450 toneladas serão suficientes para atender o mercado por até dez dias.

    Outra embarcação com a mesma quantidade já saiu de Coari, segundo a Fogás. O gás transportado via fluvial suprirá a escassez sensível de botijões em algumas cidades.

    Fábio Pontes/Folhapress
    Balsas levam 450 toneladas de gás de cozinha até o Acre, isolado por alagamentos
    Balsas levam 450 toneladas de gás de cozinha até o Acre, isolado por alagamentos

    Esta é a primeira vez que Rio Branco é abastecida com gás por embarcações desde a abertura da BR-364 na década de 1980. A cheia do rio Madeira impede que o transporte seja feito pela rodovia –a pista foi invadida pela água em alguns pontos.

    "Estas 450 toneladas são o equivalente a um terço do consumo mensal do Acre. Temos um estoque com segurança e sem necessidade da população correr para comprar mais do que precisa. Tudo leva a crer que nos próximos 20 dias teremos o abastecimento garantido", diz Benchimol.

    Segundo o presidente da Fogás, apesar de ocorrer uma alta nos custos de transporte via fluvial, a empresa não repassará este aumento ao consumidor final.

    Benchimol afirma ainda que o gás continuará a ser transportado por balsas até que a rodovia seja completamente liberada.

    ISOLAMENTO

    Aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) estão sendo usados para o transporte de alimentos e medicamentos entre Porto Velho (RO) e Rio Branco.

    Segundo a Defesa Civil Estadual, 22 voos, com 180 toneladas de alimentos, já foram feitos para assegurar o abastecimento nos mercados.

    Com as fortes chuvas, o rio Acre também voltou a subir na última semana. Em Rio Branco, a última medição aponta um nível das águas em 15,16 metros, acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. A previsão da Defesa Civil é que o rio Acre ultrapasse os 16 metros.

    Cerca de 1.300 pessoas tiveram que deixar suas casas e irem para um abrigo montado pela prefeitura –algumas delas estão no local há mais de 30 dias.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024