• Cotidiano

    Thursday, 02-May-2024 17:24:37 -03

    Rio de Janeiro

    Jovem que caiu da Rio-Niterói deve ter alta esta semana, diz médico

    BRUNO CALIXTO
    DO RIO

    10/03/2014 20h50

    A universitária Marina Pinto Borges, 22, que sobreviveu ao capotar e cair da ponte Rio-Niterói, deve ter alta a partir da próxima quinta-feira. A previsão é da equipe de médicos que a acompanha há quase uma semana no Hospital Pasteur, no Méier, zona norte do Rio.

    "O tratamento é medicamentoso e fisioterápico. Ela está respondendo muito bem às terapêuticas", informa o coordenador da clínica médica do Pasteur, Pablo Quesado.

    No último final de semana, Borges passou por um tratamento de fisioterapia respiratória em decorrência de uma sequela pulmonar, contusão comum em vítimas de acidentes automobilísticos. "Isto ocorre devido ao impacto dos pulmões com a caixa torácica", esclarece o médico Pablo Quesado.

    Até sua saída, Borges deverá permanecer assistida por uma equipe multidisciplinar e acompanhada de familiares. Por telefone, uma prima da universitária anuncia que ela está lúcida e respirando normalmente.

    Após ser resgatada na baía de Guanabara na manhã do último dia 3 de março, a jovem deu entrada no hospital Souza Aguiar, no centro do Rio, onde ela teve o baço retirado em processo cirúrgico. Na manhã do dia seguinte, ela foi transferida para o hospital Pasteur, onde ficou em observação no CTI até o dia 6 de março.

    Divulgação/Hospital Pasteur
    Marina Borges, 22, que caiu da ponte Rio-Niterói; ela deve ter alta ainda esta semana, diz hospital
    Marina Borges, 22, que caiu da ponte Rio-Niterói; ela deve ter alta ainda esta semana, diz hospital

    O ACIDENTE

    A vítima disse aos bombeiros que saiu, às 6h, de São Gonçalo rumo ao centro do Rio e, ao tentar desviar de um carro, freou bruscamente e perdeu o controle do veículo –um Renault Sandero–, que capotou sete vezes antes de despencar de uma altura de 50 metros.

    Após o impacto, ela conseguiu sair do carro e nadou até ser resgatada por uma equipe de práticos (profissionais habilitados a manobrar navios em zonas portuárias).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024