• Cotidiano

    Monday, 06-May-2024 05:42:29 -03

    Sabesp afirma que cumpre normas da agência reguladora

    DE SÃO PAULO

    13/03/2014 03h31

    A Sabesp diz cumprir as determinações da ANA (Agência Nacional de Águas). Sobre o relatório final do Plano da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, a companhia afirma se tratar de recomendações sem caráter obrigatório.

    Em nota, a Sabesp diz também que um novo sistema, o São Lourenço, está em construção no Vale do Ribeira.

    A obra é uma PPP (Parceria Público-Privada) com investimento de R$ 2,21 bilhões. Com entrega prevista para 2018, ela deve adicionar 4.700 litros de água por segundo ao volume captado atualmente.

    De acordo com a empresa, essa quantidade de água é suficiente para abastecer mais 1,5 milhão de moradores na região da Grande São Paulo.

    Ainda segundo a nota, "desde 2004, ou seja, antes do documento de recomendação citado, a Sabesp entregou uma série de obras que ampliaram o fornecimento de água para a Grande SP, reduzindo a dependência em relação ao Sistema Cantareira".

    Um exemplo citado "é a PPP Alto Tietê, concluída em 2011 e que adicionou 5 mil litros por segundo de água tratada ao sistema de abastecimento metropolitano".

    De acordo com a Sabesp, outras obras foram feitas no sistemas Guarapiranga, Rio Grande, Alto Cotia, Baixo Cotia e Embu-Guaçu.

    "Entre 2004 e 2013, foram incluídos 15.600 litros de água por segundo - suficiente para abastecer 4,7 milhões de pessoas", afirma a companhia de saneamento.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024