• Cotidiano

    Wednesday, 01-May-2024 19:43:57 -03

    Sabesp reduz fornecimento de água para Guarulhos e São Caetano

    DE SÃO PAULO

    13/03/2014 15h11

    A Sabesp começou nesta quinta-feira (13) a reduzir o fornecimento de água para as cidades de São Caetano do Sul e Guarulhos, na Grande São Paulo. Ambos os municípios são abastecidos pelo sistema Cantareira que hoje operava com 15,6% de sua capacidade total por conta da estiagem que atinge a região.

    Os municípios, que têm serviços autônomos de administração de recursos hídricos, mas que compram no atacado água da Sabesp, terão a quantidade de água fornecida pela empresa paulista reduzida em 15,5%. A redução do fornecimento já havia sido acordada com os dois municípios há um mês.

    Durante este período, tanto São Caetano quanto Guarulhos tiveram que diminuir o consumo de água promovendo campanhas de incentivo à população. No entanto, somente a cidade do ABC cumpriu a meta estabelecida pela Sabesp. O município reduziu em 18% a dependência de água captada no Cantareira.

    Jorge Araujo/Folhapress
    Sistema Cantareira opera no limite por conta da falta de chuva
    Sistema Cantareira opera no limite por conta da falta de chuva

    Segundo o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, Guarulhos não conseguiu reduzir o consumo de água e terá quatro dias para se adequar a nova realidade. Desde o começo de fevereiro, a cidade mantém um sistema de rodízio de fornecimento de água e campanhas de incentivo ao uso racional.

    "Há um mês atrás convocamos todos os municípios que compram água por atacado da Sabesp informamos a situação grave do Cantareira e fixamos uma meta. Guarulhos, infelizmente, continuou consumindo o que já consumia. Sabemos que não dá para tomar essa medida [redução no consumo] da noite para o dia, mas eles precisarão se adequar ao longo dos próximos quatro dias", disse Massato.

    A redução na venda de água no atacado para os municípios da Grande São Paulo também atende a uma determinação da ANA (Agência Nacional de Águas) que determinou que a empresa deve reduzir a retirada de água das represas do sistema Cantareira de 31 mil litros por segundo para 27,9 mil L/s.

    O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), responsável pela distribuição de água em Guarulhos, ainda não informou qual será a estratégia adotada pela cidade para se adequar a nova realidade de fornecimento de água da Sabesp. O DAE de São Caetano do Sul disse que continuará com as campanhas de incentivo ao uso racional da água na cidade por tempo indeterminado.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024