• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 12:32:00 -03

    Em dia de piscina no Minhocão, SP teve tarde mais fria do ano

    DE SÃO PAULO

    24/03/2014 03h30

    Após o verão mais quente dos últimos 71 anos em São Paulo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), fez frio ontem na capital -e bem no dia em que uma piscina de 105 mil litros foi instalada no elevado Costa e Silva, o Minhocão, no centro.

    O friozinho foi leve, é bem verdade, mas fez muitos paulistanos tirarem o casaco do guarda-roupa pela primeira vez neste ano.

    Segundo o Inmet, ontem a capital teve a menor temperatura registrada durante a tarde em 2014 –21,1ºC no mirante de Santana, na zona norte da cidade.

    Antes, a tarde mais fria havia sido a de 15 de fevereiro, quando os termômetros apontaram 22, 8ºC.

    "Hoje coloquei blusa pela primeira vez neste ano", diz a garçonete Clemilda Alves, 36, com um blusão de lã, enquanto esperava um ônibus na avenida Paulista.

    Em frente ao Conjunto Nacional fazia 23°C, e a garoa deixava o clima mais gelado.

    No mesmo ponto, a aposentada Victoria LeGrand comemorava o retorno do frio à cidade."Eu estava com saudade. Essa é a verdadeira São Paulo, com frio e garoa", diz.

    Para ela, porém, não valeu a pena tirar a blusa do armário. "Estou acostumada, morei muitos anos em Washington [EUA], onde era muito frio", disse ela que usava um lenço no pescoço.

    A temperatura baixa decepcionou quem foi curtir a piscina montada no Minhocão. Pouca gente se atrevia a colocar o pé na água.

    A intervenção foi proposta pela arquiteta Luana Geiger. A montagem seria em dezembro de 2013, mas foi cancelada porque faltava autorização da prefeitura na ocasião.

    Joel Silva/Folhapress
    Moradora de prédio observa crianças brincarem em piscina montada no Minhocão
    Moradora de prédio observa crianças brincarem em piscina montada no Minhocão

    CANTAREIRA

    Segundo Luana, a água usada veio de um poço artesiano e do lençol freático.

    Nem um pingo foi tirado do Sistema Cantareira, que ontem estava com 14,6% de sua capacidade de armazenamento, índice apenas 0,1% maior do que o de sexta-feira.

    O mecânico de automóveis Mirko Antônio, 49, levou o filho Miguel, 6, para conhecer a piscina do Minhocão.

    Só o garoto, mais corajoso, entrou na água. Tirou a blusa e se encharcou. Depois reclamou do frio com o pai. "Ele é louco. Nem toalha eu trouxe. Com esse frio, eu não coloco nem o pé", disse Mirko.

    O vendedor de água de coco Antônio Alves, 60, também ficou frustrado com a temperatura mais baixa na tarde de ontem na cidade.

    Vendeu só 30 cocos, 40 a menos do que costuma vender num domingo ensolarado no Minhocão.

    "Fiquei empolgado com a piscina, achei que ia vender bem, mas foi muito fraco", disse, com o estoque cheio.

    Para hoje, a temperatura deve subir, prevê o Inmet. A massa de ar frio que estava sobre a cidade vai se dissipar. A máxima chega aos 25ºC. (LEANDRO MACHADO)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024