• Cotidiano

    Saturday, 18-May-2024 01:22:12 -03

    Comissão interamericana discute abuso policial em protestos no Brasil

    RAUL JUSTE LORES
    DE WASHINGTON

    27/03/2014 03h20

    Uma audiência pública na CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos) trata amanhã em Washington do abuso policial no Brasil, especialmente durante os protestos de rua a partir de junho.

    Detenções arbitrárias, violência contra manifestantes e jornalistas e espectadores dos protestos que se espalharam pelo país serão denunciadas publicamente à comissão, que é ligada à OEA (Organização dos Estados Americanos).

    Várias organizações de direitos humanos brasileiras estarão representadas, como Conectas, Justiça Global, Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa, Quilombo Xis Ação Comunitária Cultural e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro.

    O evento ocorre dentro dos 150º Período de Sessões da Comissão, que vai até o dia 4.

    Mais de 50 audiências são organizadas, tratando de temas que vão das prisões e da liberdade de expressão na Venezuela e em Cuba, à situação de imigrantes haitianos na República Dominicana, de gays e lésbicas no Paraguai e na Bolívia a indígenas no Chile.

    O brasileiro Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo Lula, é membro da mesa diretora da comissão desde o ano passado.

    As relações entre o governo brasileiro e a CIDH ficaram estremecidas em 2011 quando a comissão pediu a suspensão das obras da usina de Belo Monte (PA) por possíveis impactos na comunidade indígena. Em retaliação, o Brasil retirou seu embaixador da OEA, situação que se mantém.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024