• Cotidiano

    Thursday, 16-May-2024 18:56:46 -03

    Rio de Janeiro

    Rio deve acelerar remoções para obra olímpica na próxima semana

    ADRIANO BARCELOS
    DO RIO

    27/03/2014 21h04

    A partir da semana que vem, o Rio de Janeiro vai acelerar o processo de retirada das famílias que vivem na Vila Autódromo e que concordaram em se mudar para um condomínio recém construído pela prefeitura, o Parque Carioca, parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

    Segundo a prefeitura, a remoção de pelo menos 280 das mais de 500 casas da Vila Autódromo é necessária para a canalização de rios em Jacarepaguá, zona oeste, e para a duplicação das avenidas Salvador Allende e Abelardo Bueno.

    A mudança das famílias começou na quarta-feira. Simultaneamente à saída dos moradores, a prefeitura vai conduzindo a demolição das casas para evitar a reocupação.

    Nesta semana, oito famílias têm sido transferidas por dia, mas a subprefeitura da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, responsável pelo processo, vai agilizar a saída nos próximos dias para retirar as 204 famílias que optaram por ir para o Parque Carioca. Outras 76 aceitaram indenização da prefeitura.

    Na primeira leva de novos moradores está a doméstica Roseane Ferreira Silva, 39. Depois de 21 anos morando na Vila Autódromo, ela chegou hoje ao novo lar -um apartamento de três quartos no quinto andar de uma das torres do empreendimento popular.

    Cansada pela mudança ainda inconclusa, Roseane elogiou todos os aspectos da nova moradia. "Tudo chama a atenção. Lá (Vila Autódromo), por exemplo, tem muita lama. Aqui é tudo sequinho", disse Roseane.

    O novo condomínio é composto de cerca de 900 apartamentos e tem piscina, espaço gourmet e lugar para lojas comerciais.

    Mas nem todos os moradores da Vila Autódromo estão dispostos a se mudar. A diarista Maria da Penha, 48, que vive na vila há 21 anos, não quer saber do Parque Carioca. Sequer quis conhecer os apartamentos. "Gosto da minha comunidade. Quem quer ficar, luta pra ficar", afirma Maria.

    Cerca de 130 famílias resistem em deixar a Vila Autódromo. Outras 172, que em tese não seriam obrigadas a deixar suas casas, já se manifestaram favoráveis às propostas da prefeitura -seja de indenização ou de concessão de imóvel no Parque Carioca.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024