• Cotidiano

    Friday, 03-May-2024 15:16:43 -03

    Para Alckmin, é preciso esquecer 'paixões políticas' com crise da água

    GUSTAVO URIBE
    DE SÃO PAULO

    02/04/2014 16h28

    O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta quarta-feira que para solucionar a atual crise de desabastecimento de água é necessário "deixar de lado as paixões políticas".

    Nas últimas semanas, o governo do Rio de Janeiro e alguns municípios fluminenses têm criticado o projeto de interligação da bacia do rio Paraíba do Sul ao sistema Cantareira, apresentado pelo governador de São Paulo ao governo federal.

    O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), chegou a escrever, nas redes sociais, que "jamais permitirá que se retire água que abastece o povo fluminense".

    "O governo de São Paulo não pretende tirar nenhuma água do rio Paraíba. Zero. E não tem nada a ver com o Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro tem vazão mínima garantida pela ANA [Agência Nacional de Águas] e ninguém pode mudar isso", disse Alckmin.

    Na avaliação do governador de São Paulo, a ANA entende que a proposta é "correta", "necessária" e "não interfere" na retirada de água do Rio Paraíba do Sul.

    "Nós todos temos de ter espírito de estudo, deixar de lado as paixões políticas para que seja possível buscar as melhores soluções técnicas para um bem que é tão escasso como a água, especialmente nas grandes metrópoles", disse.

    O governador de São Paulo autorizou na manhã desta quarta-feira o início de um programa na área de Segurança Pública, em evento na sede do governo estadual.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024