• Cotidiano

    Sunday, 28-Apr-2024 22:37:45 -03

    Números em estudo ainda preocupam, diz presidente do Ipea após correção

    TAI NALON
    DE BRASÍLIA
    LEANDRO MACHADO
    DE SÃO PAULO

    04/04/2014 23h06

    O presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Marcelo Neri, disse que o erro cometido na pesquisa sobre violência sexual contra mulheres não descredencia o órgão nem a própria pesquisa.

    Em entrevista à Folha, Neri afirmou que a sondagem ainda expõe números preocupantes com relação ao machismo no Brasil.

    "Os resultados mudam em grau, mas não no teor da pesquisa. O Ipea é vítima do sucesso da pesquisa. Os 65% não tinham sido nem destacados, mas chamaram a atenção, com razão", diz.

    Ele cita um dado que permaneceu o mesmo: 58,5% concordaram que, se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros.

    Para Neri, o número denuncia uma sociedade "problemática", mas "irrequieta". "A impressão é que as cicatrizes mudaram de lugar, mas continuam presentes", afirma.

    O presidente do Ipea refuta que tenha havido qualquer falha de procedimento na elaboração da pesquisa.

    Ele considera "corriqueiras as críticas contra as perguntas da pesquisa" -se, por exemplo, o termo "atacadas" e "estupradas" demandam interpretações distintas.

    Ele disse que a amostragem, também questionada por especialistas, não precisa de ajustes.

    "A amostra de uma pesquisa domiciliar tem seus problemas, mas é bem-feita. Se existissem mais mulheres, atenuaria o problema. Se existissem mais homens, denunciaria um problema ainda mais grave."

    "Foi um erro. Erros acontecem. Tal como sai no jornal uma resposta a um dado errado, saiu do Ipea essa errata", finalizou Neri.

    Após a divulgação da errata do Ipea, a organizadora do protesto online #Nãomereçoserestuprada, Nana Queiroz, 28, disse "estar feliz" com o erro no levantamento.

    No entanto, ela pondera: segundo o novo dado do órgão do governo federal, um em cada quatro brasileiros ainda acredita que a roupa da mulher justifica ataques.

    "A gente está celebrando o erro porque o cenário não é tão ruim quanto imaginávamos. Mas não quer dizer que os 26% sejam bons. Precisamos lutar para que seja zero."

    Na semana passada, após a divulgação oficial do levantamento, a jornalista organizou um protesto virtual contra o machismo no país.

    Milhares de mulheres publicaram no Facebook fotos sem roupa, da cintura para cima, com cartazes cobrindo os seios e frases como "Eu não mereço ser estuprada".

    Minutos depois de publicar sua foto, Nana foi ameaçada de estupro e até de morte em posts na web. A presidente Dilma Rousseff se solidarizou com ela em sua conta pessoal no Twitter.

    AMEAÇAS

    Hoje, Nana visitou a sede da Polícia Federal em Brasília, onde mora. A instituição está tentando identificar os autores das ameaças.

    "Não podemos usar esse erro para tentar minimizar a legitimidade da luta contra a violência à mulher", diz Juliana de Faria, 29, criadora da campanha "Chega de Fiu Fiu" e autora de um blog.

    Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, Denise Motta Dau, o erro da pesquisa é uma boa notícia.

    "Que bom que o número é menor, mas isso não diminui o fato de que muitas mulheres são estupradas, espancadas e assassinadas", diz.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024