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    Nova falha faz passageiro ficar 1h na fila da imigração em Cumbica

    RAFAEL ANDERY
    ANDRÉ MONTEIRO
    DE SÃO PAULO

    07/04/2014 04h00

    Os passageiros que embarcaram em voos internacionais no aeroporto de Cumbica (Guarulhos, Grande São Paulo), durante o final de semana, sofreram com longas filas no setor de imigração.

    Houve quem esperasse mais de uma hora em uma fila que formava quatro colunas no saguão do terminal.

    Foi o que ocorreu com o estudante mineiro Adolfo Cortez, que entrou na fila às 20h de ontem e só conseguiu passar pela imigração às 21h10. O voo dele, para Los Angeles, partiu às 22h05.

    No sábado também houve situações semelhantes, com longas filas e reclamações dos passageiros, que chegaram com antecedência ao aeroporto de Cumbica.
    lentidão

    O argumento oficial da Polícia Federal, responsável pelo setor de imigração, é que a demora se deveu a um problema no sistema de checagem de passaportes.

    Por essa versão, checar o passaporte está levando o triplo do normal, o que causa acúmulo de passageiros.

    O sistema é fornecido pelo Serpro (Serviço de Processamento de Dados da União). A Folha não conseguiu falar com a empresa ontem.

    Na sexta (4), a PF havia dado a mesma justificativa para falhas na semana anterior, mas o Serpro negou ter havido lentidão em seu sistema.

    Nos bastidores, agentes da PF dão outra explicação: a insuficiência de funcionários para checar os passaportes. O serviço é feito principalmente pela Randstad, terceirizada que cede pessoal para atender os passageiros.

    Só que os funcionários da Randstad faltam e não há pessoal de reposição, segundo agentes do aeroporto e companhias aéreas.

    A empresa ocupa provisoriamente o posto; o contrato venceu e foi renovado por 60 dias, até que a PF conclua licitação para contratar nova empresa para o trabalho.
    contrato

    A Folha não conseguiu falar com a Randstad ontem. Na sexta, a empresa evitou falar em falta de funcionários; limitou-se a dizer que cumpre o contrato com a PF.

    Na tentativa de amenizar o problema, a PF tem complementado os postos de imigração com funcionários cedidos pela Infraero (estatal que administrava o aeroporto) e com agentes de polícia.

    No último domingo (6), funcionários de companhias aéreas disseram à reportagem que a demora na imigração já fez passageiros perderem voos.

    Para evitar que isso aconteça, as empresas têm recomendado que os passageiros cheguem com maior antecedência ao aeroporto.

    A nova orientação pede que os clientes se apresentem de três a quatro horas antes do voo, em vez das duas horas habituais.

    O governo federal diz esperar que a questão se resolva nas próximas semanas.

    Daniel Guimarães/Folhapress
    Fila para o embarque internacional em Cumbica; houve lentidão no sistema de checagem de passaporte
    Fila para o embarque em Cumbica; houve lentidão no sistema de checagem de passaporte

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