• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 03:15:17 -03

    Sistema Cantareira opera abaixo dos 13% pela primeira vez na história

    DE SÃO PAULO

    07/04/2014 16h57

    O sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de parte da região metropolitana de São Paulo, registrou nível inferior a 13% de sua capacidade pela primeira vez na história. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado), ele chegou a 12,9% nesta segunda-feira.

    O reservatório tem operado em estado crítico nos últimos meses por conta da falta de chuva. Para se ter uma ideia, no dia 07 de abril do ano passado, o índice estava em 62,6%. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, a possibilidade de chuva é pequena nos próximos dias.

    O complexo de represas do Cantareira é considerado um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo. Somente na Grande São Paulo, ele produz 30 mil litros de água por segundo para abastecer 8,8 milhões de pessoas.

    Jorge Araujo/Folhapress
    Sistema Cantareira sofre com falta de chuva; consumo de água na Grande São Paulo cresce mais que a produção
    Sistema Cantareira sofre com falta de chuva; consumo de água na Grande São Paulo cresce mais que a produção

    Desde março, o governo paulista reduziu a vazão do Cantareira para não esgotar o manancial. Para compensar a medida, nove bairros paulistanos deixaram de ser abastecidos pelo sistema e passaram a receber água dos sistemas Guarapiranga e Alto Tietê, totalizando 1,6 milhão de usuários.

    O sistema do Alto Tietê também opera hoje com 36,8% de sua capacidade -no mesmo dia do ano passado, o nível era de 65,5%. Em 1º de março, antes de começar a ajudar abastecer os bairros da capital, operava com 38,9% da sua capacidade.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024