• Cotidiano

    Tuesday, 07-May-2024 00:57:55 -03

    Com data antecipada, Parada Gay vai pedir criminalização da homofobia

    BRUNO ABBUD
    DE SÃO PAULO

    10/04/2014 18h10

    A APOGLBT (Associação da Parada do Orgulho GLBT) divulgou nesta quinta-feira o tema da 18ª edição da Parada Gay, que acontecerá em 4 de maio, em São Paulo.

    O evento, que costuma acontecer tradicionalmente em junho, foi antecipado por causa da Copa. "Fizemos a mudança pensando nas pessoas que vêm de fora, porque as tarifas aéreas e de hotéis ficarão muito mais altas na época da Copa", disse Fernando Quaresma, presidente da associação.

    O tema da Parada Gay deste ano será "País vencedor é país sem homolesbotransfobia: Chega de mortes! Criminalização já!". Segundo organizadores, é um protesto contra a violência homofóbica e pede agilidade na tramitação do projeto de lei 122 de 2006, que criminaliza a homofobia.

    "O Senado enterrou o PLC 122, que foi tirado da pauta de votação sem explicações aceitáveis", disse Quaresma, durante coletiva de imprensa na tarde de hoje.

    SEGURANÇA

    A prefeitura informou que 23 câmeras da CET farão a segurança na área do trajeto dos 20 trios elétricos que sairão da avenida Paulista até a igreja da Consolação.

    Uma sala de monitoramento será alugada em um prédio nas imediações do evento. A prefeitura não revelou o local exato por questões de segurança.

    A sala de monitoramento é novidade este ano. Em 2013, apenas duas bases móveis da PM -uma em frente ao Parque Trianon e outra no recuo do cemitério da Consolação- cuidaram do monitoramento. As bases também serão utilizadas este ano.

    Além disso, cerca de 4.000 homens da PM e GCM (Guarda Civil Metropolitana) atuarão no evento.

    INVESTIMENTOS

    Cerca de R$ 3 milhões são investidos na Parada Gay deste ano - R$ 2 milhões saem dos cofres da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, segundo Phamela Godoy, coordenadora adjunta de políticas LGBT.

    O resto do dinheiro vem dos patrocinadores, entre eles Petrobras, Caixa Econômica Federal, governos estadual e federal e Netflix, que estreia este ano como patrocinadora.

    Os cantores Wanessa Camargo e Pedro Lima farão o show de encerramento na noite do dia 4, na praça da República.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024