• Cotidiano

    Saturday, 04-May-2024 21:19:35 -03

    Aéreas pedem para passageiro chegar cedo a Cumbica no feriado

    RICARDO GALLO
    DE SÃO PAULO

    16/04/2014 03h45

    Companhias aéreas voltaram a recomendar que passageiros de voos internacionais cheguem mais cedo hoje e amanhã ao aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) em razão das filas frequentes no setor de imigração.

    O motivo é a expectativa de movimento maior por causa do feriado da Páscoa.

    A orientação foi dada por American Airlines, TAM e Air France/KLM a agências de viagem e aos passageiros. As empresas pedem que o check-in seja feito entre três e quatro horas antes do voo (o normal são duas horas antes).

    Elas têm feito esse tipo de aviso desde o mês passado, quando as filas na imigração em Guarulhos aumentaram devido à lentidão no sistema de checagem de passaportes, segundo a Polícia Federal.

    Responsável pelo setor, a PF disse que hoje começam a trabalhar 44 policiais para reforçar o atendimento.

    O incremento vai até o final de julho e já estava previsto para a alta temporada.

    O órgão criticou o alerta das companhias aéreas. Disse que, em "muitos episódios", as filas ocorrem porque as empresas pedem aos passageiros para se apresentar com antecedência maior.

    Isso faz com que "mais pessoas estejam ao mesmo tempo se apresentando para o embarque, nos períodos de pico, das 18h às 23h", o que lota a estrutura disponível.

    As empresas não comentaram as declarações do órgão.

    CONTRATO

    A PF disse ainda que a lentidão no sistema de checagem de passaportes foi resolvida. Segundo o órgão, essa era a principal causa das filas –o processo estava levando o triplo do tempo normal.

    Para as companhias aéreas, o motivo da demora é outro: a falta de funcionários terceirizados. O serviço é feito pela empresa Randstad, que, assim como a PF, nega haver faltas na equipe.

    Os problemas começaram pouco antes de vencer o contrato da PF com a Randstad, no final de março. A polícia, então, renovou o compromisso com a empresa por mais 60 dias –mas o efetivo da Randstad caiu pela metade, para 44 pessoas em cada um dos quatro turnos.

    Funcionários da Infraero e policiais federais complementam o efetivo, diz a PF.

    Ontem, a Folha revelou que a GRU Airport, concessionária do aeroporto, propôs ao governo federal fornecer pessoal para reforçar o setor de imigração em Guarulhos. O governo avalia a proposta.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024