• Cotidiano

    Saturday, 27-Apr-2024 12:49:39 -03

    Governo do Rio promete medidas para reduzir criminalidade em Niterói

    MARCO ANTÔNIO MARTINS
    DO RIO

    22/04/2014 21h45

    O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão e o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame prometeram uma série de medidas para reduzir a criminalidade em Niterói, região metropolitana do Rio.

    O anúncio foi feito após um fim de semana em que nove veículos foram incendiados por ordens de traficantes do Comando Vermelho no bairro do Caramujo, zona norte da cidade.

    Os dois se reuniram ontem de manhã com o prefeito da cidade, Rodrigo Neves. Uma hora antes aconteceu um novo tiroteio entre PMs e traficantes do Caramujo.

    Entre as medidas anunciadas depois da reunião, está o aumento do efetivo do batalhão em mais cem policiais, além da criação de duas companhias em morros das zonas sul e norte da cidade, os morros do Cavalão e do Caramujo.

    Beltrame ainda prometeu operações das polícias civil e militar na cidade até a sexta-feira (25). Em 15 dias uma nova reunião avaliará a situação e a necessidade de mudanças no planejamento.

    Atualmente, o batalhão da cidade tem 862 policiais. Há dez anos eram 1.025. Com a escala de plantão dos policiais, isso significa que, diariamente, 215 PMs estão à disposição para patrulhar as ruas da cidade e do município vizinho, Maricá.

    O reforços de 100 PMs para a favela significa 25 policiais por dia nessas áreas.

    Em 2006, tanto as comunidades do Caramujo e do Cavalão tinham companhias de policiamento; o Caramujo com 90 policiais e o Cavalão com 120. Nesses oito anos, os efetivos foram deslocados para outras unidades e hoje, cada uma tem destacamentos com três policiais por plantão.

    Agora, o governo promete criar novamente a companhia do Caramujo e reformular a unidade do Cavalão.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024