• Cotidiano

    Wednesday, 08-May-2024 04:36:54 -03

    Ministro do STF mantém prisão de líder da greve de PMs da Bahia

    SEVERINO MOTTA
    DE BRASÍLIA

    23/04/2014 20h50

    O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski manteve preso o líder da greve da PM da Bahia, vereador Marco Prisco (PSDB). De acordo com o ministro, a prisão é necessária para garantir a manutenção da "ordem pública" e evitar ameaças ao "regime democrático".

    Em sua decisão, Lewandowski destacou que em apenas dois dias de greve da PM foram registradas dezenas de mortes, latrocínios e uma situação de "pânico" foi instaurada na Bahia.

    "Líder do movimento paredista em 2012, [Prisco] articulava mais uma vez a deflagração de outra greve, o que poderia ocasionar graves transtornos à população", disse.

    Joel Silva - 17.abr.14 /Folhapress
    Soldados do Exército patrulham a praia de Ondina, em Salvador, devido ao aquartelamento de policias militares na Bahia
    Soldados do Exército patrulham a praia de Ondina, em Salvador, devido ao aquartelamento de PMs

    O ministro também lembrou que a greve de militares é expressamente proibida pela Constituição Federal "uma vez que ela representa grave ameaça ao próprio regime democrático".

    "Isso porque seria um contrassenso permitir que agentes armados e responsáveis pela ordem pública pudessem realizar movimentos paredistas, comprometendo a segurança de toda a sociedade".

    Com prisão preventiva de 90 dias decretada, Prisco foi detido no último dia 18 e transferido da Bahia para Brasília no dia seguinte. Ele está no complexo prisional da Papuda.

    Como a decisão pela manutenção de sua prisão foi tomada por Lewandowski individualmente, cabe recurso ao plenário do STF.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024